Rodoviários vão retomar atividades neste sábado
Jonatha Lilargem e Matheus Berriel 26/10/2018 09:16 - Atualizado em 28/10/2018 16:26
Rodoviários em greve
Rodoviários em greve / Antônio Leudo
Funcionários da empresa Cordeiro, que iniciaram uma paralisação nesta sexta-feira (26), devido à falta de pagamento, vão retomar as atividades ainda no sábado (27). De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Roberto Virgílio, a decisão ficou acordada após conversa com os servidores. Nesta manhã, moradores de Dores de Macabu e Ponta da Lama, localidades atendidas pela empresa, ficaram sem ônibus.
— Eles iam voltar hoje (sexta-feira) se recebessem. Mas, até agora há pouco, não tinham recebido ainda. Tive conversando com os funcionários, eles vão retornar o trabalho amanhã (sábado), vão trabalhar domingo, na eleição, para não causar nenhum transtorno à população que vai votar. E, segunda-feira, se não houver nenhuma definição do pagamento, vão paralisar novamente — informou Virgílio.
De acordo com os trabalhadores, são quatro meses de salários atrasados. Os funcionários da empresa relataram que precisam sustentar famílias e que estão com dificuldades financeiras. "Além dos quatro meses de salários atrasados, há outro impasse, que é referente ao dinheiro de um repasse do último mês do Cartão Cidadão, que ficou retido. A paralisação é parcial, ou seja, parte da frota parou de circular nessas regiões, mas já estamos marcando uma audiência para a próxima semana para tentarmos resolver isso. É inviável para os profissionais trabalharem sem receber", afirmou o presidente do sindicato.
Muitos trabalhadores que dependem do transporte público não puderam ir ao serviço e outros chegaram atrasados. Regina da Silva, empregada doméstica que trabalha no Centro, conseguiu ir ao trabalho por ter pegado uma carona. "Muita gente foi para o ponto de ônibus e ficou aguardando, mas os motoristas não vieram. Ontem (quinta-feira) mesmo eles falaram que iriam fazer uma paralisação porque estavam sem ganhar dinheiro pelo trabalho. Eu só consegui vir trabalhar porque vim de carona, mas, ainda assim, cheguei atrasada", afirmou.
Sócio da empresa, Edson Cordeiro afirmou que as negociações para pagamento dos servidores continuam. "Eles ainda estão negociando, o IMTT com o Ministério Público, com a juíza, para ver se ela dá algum parecer ainda hoje (sexta). O pagamento seria com ela liberando o dinheiro. Se não liberar hoje, só vai liberar na segunda-feira. Mas, precisa dessa decisão dela. Ela dando a decisão, não tem necessidade de ficar esperando até segunda. Mas, os funcionários vão trabalhar no fim de semana. Amanhã normal, domingo, nas eleições, também", afirmou Edson.
Sobre a paralisação desta sexta, a Prefeitura informou que, segundo o IMTT, "a paralisação envolve duas localidades específicas, Dores de Macabu e Ponta da Lama e que todas as medidas necessárias estão sendo mantidas pelo órgão para atendimento à população".
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS