Grupo armado invade área de facção rival em Guarus
Verônica Nascimento e Jonatha Lilargem 19/10/2018 09:53 - Atualizado em 19/10/2018 16:53
Ação da PM em resposta a tiroteio em Guarus
Ação da PM em resposta a tiroteio em Guarus / Verônica Nascimento
Poucas horas após registro de homicídio e tentativas de assassinatos na Faixa de Gaza, em Guarus, por volta das 9h30 desta sexta-feira (19), um grupo fortemente armado saiu da área conhecida como Casinhas do Nolita, no Parque Santa Rosa, em ataque a um grupo rival, na comunidade do Sapo II, no Parque Eldorado. Houve troca de tiros próximo à base da Polícia Militar, na divisa dos territórios sob o domínio das fações do tráfico de drogas rivais Amigos dos Amigos (ADA) e Terceiro Comando Puro (TCP). A suspeita é que a invasão tenha sido planejada por integrantes do ADA para tomar território do TCP, onde o tráfico foi momentaneamente desestabilizado com a prisão de 28 pessoas, entre elas chefias locais, na última terça-feira (16), na Operação Verde Oliva das polícias Civil e Militar e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
A troca de tiros assustou moradores da região e causou correria no bairro. Várias equipes da PM foram acionadas para o local e o confronto, dissipado. Os criminosos fugiram e ninguém foi ferido. Militares realizaram incursões no Sapo1, 2 e 3, Suvaco da Cobra e nas Casinhas do Nolita. Até o momento ninguém foi preso. No local, a informação é que os invasores portavam várias armas de cano longo. A possibilidade de um ataque do ADA na área do TCP foi prevista pela polícia e pelo Ministério Público, que informaram um reforço no patrulhamento na área, para a segurança dos moradores.
Após a Verde Oliva, ADA na mira - O delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), Luís Maurício Armond, disse que, depois da desarticulação da atuação do TCP no Eldorado, novas investigações focarão na outra facção criminosa.
— A polícia já esperava, sim, após a prisão de membros do TCP, uma tentativa de ocupação no Eldorado pela outra facção. Inclusive, fizemos algumas análises e o próximo foco será sobre eles (integrantes da ADA). Vamos investigar firmemente e realizar o mesmo tipo de operação. Onde houver essa situação (homicídios e invasões por causa do tráfico), vamos atuar firmemente. E a Polícia Militar já está ciente, já foi conversado e acreditamos que o comandante Fabiano de Souza tenha tomado as providências cabíveis para garantir a segurança na região – declarou Armond.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano de Souza, confirmou o reforço no patrulhamento, mas disse não poder confirmar que a troca de tiros tenha ocorrido em uma disputa por território. “Temos a Segunda Seção e mais policiais militares atuando naquela região e acreditamos essa tenha sido a motivação, mas ainda precisamos confirmar essas informações. A polícia atuou rapidamente e, felizmente, ninguém foi ferido”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS