HFM abre inscrições para programa de residência médica
18/10/2018 15:06 - Atualizado em 19/10/2018 16:44
Hospital Ferreira Machado (HFM)
Hospital Ferreira Machado (HFM) / Folha da Manhã
A direção do Hospital Ferreira Machado (HFM) abriu inscrição para processo seletivo do primeiro ano do programa de residência médica em Medicina Intensiva. As inscrições devem ser feitas, de forma presencial ou por meio de procuração, no Centro de Estudos, situado no 4º andar do HFM, até o dia 30 de novembro, das 10h às 16h. São ofertadas 5 vagas.
De acordo com o coordenador médico do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HFM, Elbo Batista Júnior, que também irá coordenar o curso de residência, o programa de residência médica em Medicina Intensiva é pioneiro em Campos. “O programa de residência já estava aprovado há pelo menos três anos, mas nunca havia sido implementado de fato. A residência vai acontecer no HFM, mas dentro da proposta de especialização os profissionais também atuarão em outras unidades que possuem atendimentos de UTI que o Ferreira ainda não abrange. O curso terá duração de 24 meses”, explicou ao ressaltar que o CTI passou por uma inspeção do Ministério da Educação (MEC), que autorizou a abertura das cinco vagas.
Para concorrer a uma vaga, os interessados devem possuir residência em Anestesiologia, ou Clínica Médica, ou Cirurgia Geral, ou Infectologia, ou Neurologia (2 anos) reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O processo de seleção será composto por duas fases: prova objetiva de múltipla escolha e entrevista com análise e arguição de currículo. A prova está marcada para o dia 18 de dezembro, às 8h, no Centro de Estudos, e terá duração de quatro horas. O resultado da primeira fase será divulgado no portal da Prefeitura de Campos, no dia 3 de janeiro de 2019.
Já a segunda fase está prevista para acontecer no dia 7 de janeiro de 2019, às 8h, no Centro de Estudos do HFM. A classificação final do processo seletivo será divulgada no portal da Prefeitura no dia 15 de janeiro de 2019. E os resultados finais, após os julgamentos dos recursos, serão divulgados exclusivamente no portal da Prefeitura de Campos a partir do dia 24 de janeiro de 2019.
“Onde há ensino, há aprimoramento de serviço e atendimento. Já existem os programas de estágios, que são conhecidos, e agora a pretensão da direção é também abrir novas áreas de residência”, complementou Elbo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS