Criado por alunas, robô social é festejado por crianças durante visita a hospital
Jonatha Lilargem 05/10/2018 12:03 - Atualizado em 08/10/2018 14:06
Divulgação
Criado em setembro deste ano por duas alunas de Engenharia de Controle e Automação do campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos, o robô social Will já é sucesso entre os campistas. Criado com o objetivo de ajudar crianças que passam por tratamento médico, o urso robótico visitou o Ambulatório Interdisciplinar do Componente Curricular de Pediatria, no Hospital Plantadores de Cana (HPC), e foi muito festejado pelos pacientes e funcionários da unidade.
Várias crianças, que têm entre 0 a 7 anos, brincaram com o robô, que foi criado durante um projeto de monografia das estudantes. Ele interagiu com portadores de Síndrome de Down, autismo e com pacientes que apresentam dificuldades de aprendizagem, problemas psicoemocionais e outros diagnósticos. Com voz infantilizada, o boneco faz perguntas simples e estimula as pessoas a responderem os questionamentos de forma divertida. Além disso, ele pode facilitar o diálogo entre um profissional de saúde e o paciente.
De acordo com os organizadores responsáveis pelo encontro, o público-alvo ficou muito feliz com a surpresa e interagiu diversas vezes com o robô. Muitos queriam levá-lo para as casas em que moram. Para as duas estudantes idealizadoras da invenção, Anna Carolline Pessoa de Mello Bitão e Mayra Mota Medeiros, o projeto é importante porque os pequenos precisam de acompanhamento psicológico enquanto ficam internados nos hospitais, para que consigam se distrair e ficar mais contentes.
Will também poderá auxiliar na área da educação por conseguir fazer as crianças serem mais comunicativas e por estimulá-las a responderem os questionamentos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS