Ligação para prevenção ao suicídio passa a ser gratuita em todo o país
Victor de Azevedo 02/07/2018 14:19 - Atualizado em 03/07/2018 11:17
Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188. Para a coordenadora municipal da Saúde Mental, Elisa Peralva, o novo serviço representa um grande avanço na prevenção e assistência ao suicídio.
— Com certeza esse foi um grande avanço na prevenção e assistência ao suicídio. Pessoas que vivem intenso sofrimento e angústia, que possuem ideações de morte, precisam ser escutadas e acolhidas sem julgamentos. No município, esses casos têm prioridade de atendimento em todos os dispositivos da rede de saúde mental — disse a coordenadora.
Ainda de acordo com Elisa, em Campos, qualquer pessoa com este tipo de queixa pode ser atendida nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) com prioridade, tanto para atendimento médico como psicossocial.
— Além disso, temos nos dois ambulatórios ampliados de saúde mental, na UBS Alair Ferreira ou na UBS do Parque Imperial. Desde o ano passado estamos discutindo, na secretaria municipal de Saúde, estratégias de assistência e fluxo para os casos de suicídio. Nosso objetivo é capacitar e formar uma rede efetiva de cuidado, desde a atenção básica até as UPHs, emergências e hospitais — finalizou.
Implantação — A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em Santa Maria (RS), há quatro anos, após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens. O centro existe há 55 anos e tem mais de dois mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS