Vice-presidente dos EUA no Brasil nesta terça-feira para tratar sobre imigrantes
25/06/2018 22:07 - Atualizado em 26/06/2018 15:46
O cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, confirmou nesta segunda-feira que há 51 crianças brasileiras separadas dos pais, depois de terem cruzado a fronteira entre o México e os Estados Unidos. O assunto deve ganhar destaque no primeiro encontro de alto nível entre Estados Unidos e Brasil em território nacional desde o início do governo do presidente Michel Temer. O vice-presidente estanunidense, Mike Pence, tem um encontro com Temer marcado para esta terça-feira, ao meio-dia.
Ao detalhar a agenda de Pence no Brasil, o subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, Fernando Simas Magalhães, afirmou que todos os temas levantados serão tratados pelas autoridades, mas evitou detalhar assuntos mais sensíveis como o impasse decorrente da política de “tolerância zero” sobre imigrantes ilegais.
Desde maio, a política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tolerância zero com a imigração ilegal, levou à separação de mais de 2 mil crianças de suas famílias ao passar pela fronteira entre México e Estados Unidos. Na última quarta-feira, depois de muita pressão doméstica e internacional, Donald Trump assinou um decreto executivo que poria fim à separação das famílias. A solução deve ser manter as crianças presas ao lado dos pais.
Os dois países também vão tratar da situação de refugiados venezuelanos. Esta, aliás, era a pauta principal do encontro que já tinha sido confirmado pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, durante a 48ª Assembleia-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), quando reafirmou a posição brasileira contrária a uma intervenção. O Brasil defende que a situação seja tratada conjuntamente pelos países membros da organização.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS