Pezão na região para retomada das obras da ponte entre SJB e SFI
07/06/2018 18:49 - Atualizado em 11/06/2018 13:20
Paulo Pinheiro
As obras da ponte da Integração, que vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, devem ser retomadas nesta sexta-feira pelo Governo do Estado. A presença do governador Luiz Fernando Pezão é aguardada para 15h30. A construção foi interrompida em janeiro de 2016, devido à crise financeira estadual, e desde então está parada. Sua retomada foi anunciada após quatro anos do lançamento da obra.
— Já começaram a chegar hoje as carretas e tem mais de 90% dos pilares fixos dentro do rio. Vamos construir ela (a ponte) rapidamente. E começar também a ver o que dá até o final do ano para adiantaremos nas estradas, nos acessos à ponte. É um compromisso nosso antigo, a gente está retomando diversas obras, mas a mais importante é essa ponte que vai atender São Francisco, São João da Barra, Campos e que é muito importante para aquela região que está crescendo, principalmente ali no Porto do Açu — afirmou Pezão.
De acordo com o Governo do Estado, a ponte será fundamental para integrar o litoral norte do estado, encurtando em cerca de 80 quilômetros a distância entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Construída sobre o rio Paraíba do Sul, a ponte terá 1.344 metros de comprimento e por 16,2 metros de largura. Localizada na RJ 196, a estrutura está compreendida entre a interseção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco do Itabapoana.
Ainda segundo o governo estadual, a ponte da Integração também será de extrema importância para incrementar o escoamento de produção do polo de fruticultura, assim como usinas de cana de açúcar instaladas no Norte Fluminense. Além disso, facilitará o acesso de visitantes às diversas praias e hotéis-fazenda situados nos municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, promovendo o fluxo turístico e gerando novos empregos.
Responsável pela execução da obra, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) já executou cerca de 55% do projeto. Do total de R$ 105 milhões, já foram investidos R$ 67,5 milhões.
Iniciada no dia 6 de junho de 2014, a construção da Ponte da Integração estava prevista para ser entregue em até um ano. Mas, diante da crise financeira, a qual o Governo do Estado enfrentou nos últimos anos, o prazo não foi respeitado, e a obra parou em janeiro de 2016. Após inúmeras promessas de retorno, Pezão anunciou o reinicio das obras depois de reuniões, no mês passado, com as prefeitas de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa (PSB), e de São João da Barra, Carla Machado (PP).
Em matéria publicada na edição da última quarta-feira, as prefeituras de São João e São Francisco emitiram notas sobre a retomada da obra com entusiasmo pela conclusão do trabalho. (A.N.) (A.N.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS