Apreensão do IMTT gera tumulto entre taxistas e fiscais
Ana Laura Ribeiro 28/06/2018 13:27 - Atualizado em 29/06/2018 13:19
Fiscalização do IMTT gerou tumulto nos taxistas
Fiscalização do IMTT gerou tumulto nos taxistas / Divulgação
Um tumulto envolvendo taxistas, agentes do IMTT, guardas e policiais militares foi registrado na manhã desta quinta-feira (28), na avenida XV de Novembro, no Centro de Campos. O caso aconteceu depois que dois táxis foram apreendidos pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), por serem conduzidos por motoristas não cadastrados no órgão. Devido à apreensão, os taxistas se dirigiram ao local em ato de repreensão à ação. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar foram acionadas e estivem no local para controlar a situação.
Os taxistas alegam que os carros estão com todos os documentos em ordem, mas que alguns taxistas ainda não possuem o nome cadastrado no IMTT por questões burocráticas do próprio instituto, que não realiza a convocação dos mesmos para realizarem o cadastro.
— Os motoristas possuem a documentação do IMTT, do Detran, estavam habilitados e só faltava constar o nome no órgão. O fiscal apreendeu os carros, mas os particulares, como Urber, não são monitorados, qualquer um trabalha, estando ou não no aplicativo, e nós que estamos em dia estamos sendo presos. Com uma crise dessas, vai ser preciso pagar taxas para que os carros sejam liberados. Como que consegue trabalhar assim? — disse um dos protestantes, que preferiu não se identificar.
Alguns fiscais do IMTT explicaram que a apreensão está prevista em lei e que o não cadastramento do motorista pode gerar muitos riscos à população por não ser possível identificar o condutor.
  • Taxistas se encaminharam a 134ª DP

    Taxistas se encaminharam a 134ª DP

  • Fiscalização do IMTT gerou tumulto nos taxistas

    Fiscalização do IMTT gerou tumulto nos taxistas

  • Fiscalização do IMTT gerou tumulto nos taxistas

    Fiscalização do IMTT gerou tumulto nos taxistas

Em meio à confusão, um dos taxistas, que teve o carro apreendido, resistiu ao reboque do carro e outros membros da categoria acabaram desacatando guardas municipais. O grupo se dirigiu à 134ª Delegacia de Polícia (Centro), onde uma ocorrência foi realizada contra a ação deles. Segundo a Guarda, um registro foi realizado por desacato, ameaça e resistência.
Os taxistas contaram ainda que as apreensões estão acontecendo com frequência e que um protesto contra os outros serviços de transporte particular, entre eles o Uber, está sendo organizado por motivo de baixo rendimento monetário que os táxis estão gerando, além de outras dificuldades, como a manutenção dos veículos. Segundo eles, os taxistas que pagam a diária, atualmente, mal consegue fazer o valor da própria diária para que possa trabalhar.
Taxistas se encaminharam a 134ª DP
Taxistas se encaminharam a 134ª DP / Ana Laura Ribeiro
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, esteve pessoalmente com os manifestantes em frente ao órgão e ouviu as reivindicações da categoria, como solicitações e dificuldades. Ainda segundo o órgão, todos os pontos estão sendo analisados para buscar o melhor entendimento. “O IMTT entende que a categoria vem passando por dificuldades com a entrada de veículos que atendem por aplicativo. O órgão vem realizando operações dentro da legalidade para preservar quem está em dia com toda documentação e, também, para garantir maior segurança aos usuários”.
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS