Ônibus em Campos e no Sul Fluminense
21/06/2018 10:01 - Atualizado em 22/06/2018 15:11
Moradores das localidades voltaram a contar com transporte coletivo
Moradores das localidades voltaram a contar com transporte coletivo / Antônio Leudo
O retorno do transporte coletivo para Córrego Fundo, São Sebastião e Beira do Taí trouxe alívio para os moradores que, desde março, não contavam com o serviço. Nessa quarta-feira (20), os ônibus da empresa São Salvador, do Consórcio União, rodaram pelas três localidades que ficam na Baixada Campista. Na próxima segunda, o transporte será retomado em Quixaba. Também nessa quarta, ônibus da empresa, que teriam sido adquiridos por financiamento do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), apareceram na mídia como responsáveis pelo transporte em Paraíba do Sul. A informação foi divulgada em jornais e na TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo na região, que mostrou os ônibus da São Salvador circulando e disse que estariam sob locação da empresa Campostur. Proprietária da empresa, Alcinea Lima nega a informação e diz desconhecer o fato. Já Jorge Ramos, que se identificou como sócio da São Salvador, afirmou que os veículos circularam em Paraíba do Sul como uma apresentação, a pedido da Prefeitura de lá, para conhecer os ônibus adquiridos pela Prefeitura de Campos para melhorar o transporte.
— A Prefeitura está fazendo uma licitação e me solicitou nessa licitação. E eu falei o que Campos fez para o seu transporte melhorar. Eles pediram pra eu fazer a apresentação do carro lá, que Campos comprou. Aí agora estão dizendo que eu estou rodando lá? — disse.
No Sul Fluminense, a página da Prefeitura no Facebook informou sobre o retorno do transporte coletivo com fotos dos ônibus da São Salvador, enquanto uma publicação informava que o serviço seria da Campostur. Já em nota, divulgada no jornal Entre Rios, na última terça (19), a Prefeitura do Sul Fluminense revelou qual empresa assumiria o transporte público, inativo desde o dia 13: “assumirá o serviço a Empresa Sanjoanense Campostur (Transporte e Turismo São Jorge Ltda.),um grupo empresarial que atua em várias cidades do Estado”.
Sobre o fato das fotos dos ônibus da São Salvador, Jorge disse que esse não foi o combinado. “Não foi isso o meu trato. Meu trato foi a apresentação do ônibus que a Prefeitura de Campos fez a aquisição para melhoramento do seu transporte municipal”, disse, acrescentando que os veículos da São Salvador não circularão em Paraíba do Sul. “Tanto que já estão de volta.”
Jorge disse ainda que as imagens seriam de segunda-feira, quando os veículos foram para o município. Contudo, o jornal Entre Rios voltou a afirmar que os veículos, inclusive com o brasão e o nome de Campos, circularam nessa quarta no Sul Fluminense.
Ramos também negou ser o responsável pela Campostur. “Eu comprei a Campostur e desfiz o negócio hoje (ontem, quarta)”. Perguntado sobre a empresa Transporte e Turismo São Jorge Ltda., que aparece na nota da Prefeitura, ele disse não pertencer a ele, mas a um amigo. Jorge disse ainda que essa foi a empresa ganhadora da licitação em Paraíba do Sul. “Não tem nada a ver com São Salvador, com Campostur, nada a ver”, disse.
Na tarde desta quinta-feira, a Prefeitura de Paraíba do Sul emitiu nota e disse que a situação está sendo investigada. "O prefeito municipal de Paraíba do Sul esclarece que estão sendo apuradas as informações recebidas ontem (20/06), em parceria com o prefeito municipal de Campos dos Goytacazes e as respectivas Procuradorias dos Municípios. Tão logo a apuração dos fatos seja concluída, a Prefeitura Municipal irá emitir nova nota explicativa com maiores informações”.
A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), também emitiu nota e disse que “foi surpreendida na tarde dessa quarta-feira (21) com a informação a respeito da presença de ônibus da São Salvador, integrante do Consórcio União, no município de Paraíba do Sul. Os veículos deveriam estar circulando em Campos. Imediatamente, o IMTT notificou a empresa, entrou em contato com a Prefeitura de Paraíba do Sul e, na manhã desta quinta-feira (21), recebeu contato do prefeito da cidade, Dr. Alessandro, que reconheceu o absurdo da situação, informou que não tinha conhecimento da condição da viação e que não está em acordo com a postura da empresa. Por telefone, ele lamentou o ocorrido e pediu o prazo até sexta-feira (22) para substituir os coletivos. Em reunião urgente convocada pelo IMTT com representantes da São Salvador, realizada também na manhã desta quinta-feira, a empresa negou que os veículos iriam realizar o transporte de passageiros em Paraíba do Sul e que o que aconteceu foi apenas uma demonstração. A viação foi notificada para que retorne com os coletivos para Campos, onde os veículos serão vistoriados. A empresa também terá que explicar, através de documento oficial, o que de fato aconteceu. O IMTT está apurando, através de documentos, e vistoria nos veículos da empresa se os ônibus que estão em Paraíba do Sul são os mesmos adquiridos através de recursos do Fundecam.
Moradores aliviados com volta das linhas
Em Campos, a moradora da Beira do Taí Andréia Silveira, 35 anos, trabalha no comércio de Campos e comemorou o retorno do transporte.
— Eu já estava a ponto de pedir demissão porque, para chegar ao trabalho, dependia de van, que tinha dia que passava, dia não passava, já vinha lotada. Espero realmente que o serviço seja normalizado — disse.
Segundo Felipe Quintanilha, houve fiscalização do IMTT durante o retorno dos ônibus que atendem aos usuários das localidades da Baixada Campista. “Hoje (ontem, quarta) as linhas de São Sebastião, Beira do Taí e Córrego Fundo, que foram autorizadas, voltaram a funcionar. Houve um acompanhamento por parte do IMTT e alguns ajustes podem acontecer. Em Quixaba, que terá o serviço retomado na segunda, um funcionário da empresa responsável está fazendo um levantamento para melhorias no atendimento”.
Em março, após uma série de notificações, a Prefeitura de Campos suspendeu o Consórcio União e repassou, ao Planície, as linhas consideradas prioritárias da região: Goitacazes, Farol de São Thomé, Ponta Grossa dos Fidalgos, Tocos, Bugalho, Parque Imperial e Fazendinha. Porém, as linhas reassumidas nessa quarta estavam sem atendimentos e o retorno do serviço nas localidades era prioridade do IMTT.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS