Posto de vacinação contra a gripe no Mercado Municipal
11/06/2018 14:33 - Atualizado em 12/06/2018 11:21
Supcom
Uma equipe da Vigilância Epidemiológica, da secretaria municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (11) e segue até sexta-feira (15), das 9h às 16h, no box 68 do Mercado Municipal, com a vacinação contra gripe para o grupo prioritário, contra hepatite B, febre amarela e tríplice viral para adultos.
— Nosso objetivo é imunizar o maior número de pessoas contra essas doenças, e o Mercado Municipal é um local por onde circula muita gente durante todo o dia. Temos um box da Saúde que está funcionando como um posto volante, e nossa equipe aguarda a todos que ainda não se imunizaram — explicou a assessora chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.
O assistente de limpeza do Mercado Elcimar Alves de Carvalho aproveitou a oportunidade e foi o primeiro a ser imunizado contra a gripe no box da SMS.
— Ainda não tinha tido tempo para tomar a vacina, mas, essa oportunidade aqui no Mercado, eu não podia perder. Quando soube da vacinação, vim logo e chamei os amigos também. Agora estou mais tranquilo porque sei que já fiz a minha parte — disse.
O permissionário José Ribeiro, 75 anos, também aproveitou a equipe de saúde no local para se imunizar contra a gripe e ressaltou a importância da vacinação nos idosos.
— Estou muito feliz em ter conseguido me vacinar. Estava preocupado porque ainda não tinha conseguido tempo para ir a uma unidade, já que fico no trabalho o dia inteiro. É muito importante que nós idosos tomemos a vacina porque na nossa idade as doenças sempre se agravam — destacou.
Para se imunizar, a pessoa precisa levar um documento de identificação e o cartão de vacina. Na atual campanha contra a gripe, devem se vacinar, além dos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores, os indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
O município de Campos já imunizou cerca de 60 mil pessoas, porém, a meta é vacinar cerca de 100 mil pessoas do grupo prioritário.
As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 7 de junho deste ano, foram notificados 513 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no estado do Rio de Janeiro, sendo 17 deles causados pelo vírus H1N1 e 23 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 56 óbitos por SRAG, sendo quatro por H3N2 e um por H1N1. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS