Sindicato dos Delegados promove seminário em combate à pedofilia no Censa
Ana Laura Ribeiro 09/06/2018 13:11 - Atualizado em 09/06/2018 15:17
A Violência assusta a todos de qualquer forma, seja ela a quem for, como e por que for, e com essa relevância na sociedade que foi realizado um seminário em combate à Pedofilia, na manhã deste sábado (09), no auditório do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa). A ação foi promovida pelo Sindicato dos Delegados da Polícia Federal do Rio de Janeiro, em nome da Fundação Brasileira de Ciências Policiais, com a parceria da Prefeitura Municipal de Campos. O evento, primeira etapa da Corrida Federal Kids, que acontece neste domingo (10), na avenida Arthur Bernades, foi direcionado a professores da rede pública e particular, assistentes sociais e outros profissionais que lidam diretamente com as crianças.
Fotos: Ana Laura Ribeiro
O presidente da Fundação de Esportes de Campos, Rafael Tuin, contou como foi realizada a organização dos eventos e a mobilização de toda a população campista com a proposta. “A polícia Federal procurou a gente há uns três meses com a ideia da corrida, que é considerada para gente é muito mais que um evento esportivo e sim uma ação social, e desde primeiro momento o prefeito Rafael Diniz abraçou a causa e mobilizando todos os órgãos de segurança, imprensa e sociedade em combate a esse crime terrível que é a Pedofilia. E se a gente puder ajudar nem que for apenas uma criança o papel foi cumprido”.
Além de Rafael, o seminário contou com o delegado da polícia Federal Clayton Bezerra, a Deputada Federal, Cristiane Brasil, o juiz de direito da 1ª Vara de Campos, Marcio da Costa, o delegado da Polícia Federal de Macaé, Felício Laterça, entre outros profissionais da área. Clayton explicou que a conscientização é fundamental para a prevenção ou/e solução de problemas de pedofilia encontrados.
 — O objetivo é conscientizar os professores da importância do seu papel de educador, devido os maiores aliados as crianças que sofrem abusos é o medo e a vergonha, onde as famílias ficam envergonhas em contar a ocorrência de fatos relacionados a pedofilia. 70% dos casos de abuso acontecem dentro da residência da vítima, e com receio de sofrem mais agressões a criança não denuncia. E aí que entra o professor, como esse profissional passa no mínimo quatro horas com a criança é possível que ele perceba indícios, como comportamento muito irritado, uma depressão, um desenho, uma redação, podendo recorrer a outros profissionais até chegar à polícia.
O evento contou com a apresentação das crianças e adolescentes do Programa FortaleSer, que cantaram musicas e tocaram instrumentos. Com o auditório lotado de educadores, a Deputada Federal Cristiane Brasil aproveitou para divulgar seu projeto de lei 1081 de 2018 em combate a pedofilia. “A projeto se refere a um Cadastro Nacional dos Pedófilos, que vai incluir a foto do condena em segunda instancia por crimes de pedofilia e crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal. A intenção é facilitar o monitoramento desses criminosos pela as autoridades policiais e pelos cidadãos.”
Corrida — A Corrida Federal Kids, evento destinado ao combate a pedofilia, tem início às 7h30 da manhã deste domingo (10), na Avenida Arthur Bernardes, interditada desde a manhã desse sábado (09). A corrida será realizada em três modalidades por idades e distâncias distintas. Às 8h30, será direcionada aos participantes de até 6 anos em uma distância de 600 metros. Às 9h, crianças de 7 a 10 anos irão percorrer 1 km e, às 9h30, será a vez do público de 11 a 14 anos, em um percurso de 1,5 km.
— Estamos muito feliz em realizar os eventos, estamos nos dedicando inteiramente a corrida faz 10 dias e já é um sucesso. Já foram mais de dois mil inscritos, mais de quatro toneladas de alimentos arrecado e que os números não param de crescer. Com certeza nossos objetivos estão e serão atingidos. Revelou Rafael Tuin.
Além da corrida, haverá a apresentação da Banda Segredo de Estado, a cantora teen Júlia Ferreira (The Voice Kids) e vários serviços culturais e recreativos oferecidos pelo Sesc/RJ.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS