Parque do Desengano em semana especial
02/06/2018 17:16 - Atualizado em 04/06/2018 13:25
Divulgação
O Parque Estadual do Desengano terá uma programação especial durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 04 e 10 de junho. A população vai poder participar de diversas atividades voltadas para a preservação e conservação da fauna e da flora, além de desfrutar das belezas da região. Recentemente, acesso a cachoeiras do Imbé em Campos, na área do Parque foi simbolicamente reaberto pela secretaria de Desenvolvimento Ambiental, diretoria municipal de Turismo e da superintendência de Agricultura e Pecuária.
Os eventos têm início nesta segunda-feira (04/06) com uma oficina de observação de aves, na sede do parque, às 8h. Logo depois, às 10h, os visitantes poderão participar do plantio de mudas na Trilha da Cássia. Ao longo de todo o dia, haverá oficinas lúdicas voltadas para o Meio Ambiente.
No dia seguinte (05/06) quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, outros dois eventos. Às 10h, os funcionários e visitantes vão participar do Desfile Cívico do Município de Santa Maria Madalena. Já o 3º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas de Campos vai ter como tema a Biodiversidade no Norte Fluminense, o evento também é às 10h, no auditório da Câmara de Vereadores do município.
A quarta-feira (06/06) será marcada pelo projeto Pedal Verde. Um grande passeio ciclístico até a Área de Proteção Ambiental Municipal São Domingos, onde haverá plantio de mudas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido em 1972 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) porque recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, realizada em Estocolmo, em 1972, que culminou com a criação do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
O Parque Estadual do Desengano tem 22.400 hectares de extensão e abrange partes dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos, no Norte Fluminense. É a unidade de conservação estadual mais antiga do Rio de Janeiro, criada em 1970.
Fórum - O 3º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas será realizado entre os dias 5 e 7 de junho, no plenário da Câmara.
Entre os temas abordados, durante os três dias: Biodiversidade Regional, os Canais, o ICMS-Verde, Plano Diretor, Ações do Ministério Público Estadual – Tutela do Meio Ambiente, Recursos Hídricos. Os participantes que frequentarem os três dias de eventos receberão certificado com carga horária.
— Faremos este fórum na semana do Meio Ambiente com o intuito de unir o meio acadêmico aos profissionais atuantes na área. Para este ano, estamos trazendo pesquisadores de distintas universidades de Campos — disse o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS