Supermercados podem abrir neste domingo
Dora Paula Paes 02/06/2018 15:18 - Atualizado em 04/06/2018 13:33
Folha da Manhã
A partir deste domingo (3), os supermercados de Campos — cerca de 300 estabelecimentos entre grandes, médios e pequenos — já podem abrir para a população aos domingos. As três maiores redes confirmaram a abertura. Extra e Walmart abre de 7h às 22h enquanto o horário de funcionamento do Superbom vai depender de cada loja. Os empresários do setor tomaram a decisão em assembleia realizada no início de maio, durante reunião na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Por outro lado, segundo informou o presidente do sindicato do Comércio Varejista (Sindivarej), Roberto Viana, a questão ainda não está sepultada. Ele explicou que em outubro, durante o acordo coletivo entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores, o Sindicato dos Empregados do Comércio estaria pretendendo voltar à questão.
— O fechamento dos supermercados aos domingos foi positivo. Embora tenhamos perdido em assembleia e a maioria aprovou a reabertura (17 votaram para abrir e 12 para fechar). Temos que destacar o ganho social, onde os funcionários ficaram mais satisfeitos e o clima no trabalho fica mais produtivo. Agora, o que faltou foi uma fiscalização eficiente, o que acabou por prejudicar quem fechou — disse Roberto Viana, do Sindivarejo.
No final de janeiro, a decisão pelo não funcionamento dos supermercados aos domingos foi anunciada após assembleia extraordinária realizada pelo Sindivarejo. A medida foi validada por assembleia realizada pelo Sindicato dos Empregados.
O prefeito de Campos Rafael Diniz também chegou a falar sobre o fechamento dos supermercados. E, logo início de maio, a Câmara de Vereadores havia aprovado o projeto de lei, de autoria do Executivo, autorizando o funcionamento dos supermercados aos domingos. Na ocasião, o Sindivarejo, explicou que projeto não tem o poder de sobrepor ao que foi acordado entre patrão e empregado. Para a Câmara, ela cumpriu com o seu papel. O projeto aprovado na Câmara foi sancionado pelo prefeito. “O projeto só legalizou o horário de funcionamento dos estabelecimentos”, disse Viana.
A Folha não conseguiu contato com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Ronaldo Nascimento mas, desde o início do acordo em janeiro, ele que representa, dois mil trabalhadores nestes estabelecimentos do ramo de alimentos, em momento algum chegou a visualizar demissões com a medida. “Quando se passou a trabalhar nos domingos não houve contratação extra, então não tem porque demitir”, chegou a dizer.
Feira livre do Mercado é ponto de referência
Rodrigo Silveira
Aos domingos, a população de Campos ainda pode contar com hortifrutis e feiras livres. O Mercado Municipal é ponto certo, principalmente na parte da manhã, para quem procura produtos hortigranjeiros, peixaria e açougues.
Atualmente o Mercado Municipal tem 127 boxes, 466 bancas na feira livre e 42 bancas de peixaria, sendo 4 de marisqueiras. Novas visitas serão realizadas e as ações serão conjuntas e pontuais.
Para maior conforto, o governo do prefeito Rafael Diniz tem trabalhado para reestruturar o local. Um grupo do governo, inclusive, no início do mês de maio, esteve no Mercado Municipal para ouvir as demandas dos trabalhadores para reorganização do espaço. Os secretários e superintendentes também visitaram as obras do novo Shopping Popular e do Mercado para formular um levantamento com os principais pontos a serem resolvidos.
Na ocasião, o presidente da Codemca, Vinicius Vieira disse que finalidade da ação foi identificar os problemas pontuais na região do Mercado Municipal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS