O universo dos cruzeiros
Rildo Ribeiro Júnior 11/06/2018 17:16 - Atualizado em 14/06/2018 19:00
Divulgação
A nossa Folha Turismo desta terça-feira (12) vai contar um pouquinho sobre o universo Cruzeiros, o estilo de viagem queridinho dos brasileiros. Durante muito tempo, as viagens de navios tinham uma fama de serem caras, mas nos últimos anos nos foi provado o contrário e, em especial, no último ano, devido à crise nacional, esse tipo de viagem voltou com todo fôlego e atrativos.
Quando comparamos os custos e vantagens dos cruzeiros, verificamos que realmente é bem vantajoso optar por eles, sendo no Brasil ou fora, e também, os navios são verdadeiras cidades, com teatros, restaurantes, boates e muita programação a bordo.
•Normalmente, o horário de check in nos navios é por volta das 13h. Aconselho que chegue sempre com antecedência para procedimentos de check in e bagagens, lembrando que sempre com documentos originais de acordo com o roteiro e país que vai visitar.
•As bagagens despachadas podem chegar a sua cabine até a noite do primeiro dia do cruzeiro, dessa forma, sugiro sempre levar uma bagagem de mão com algumas mudas de roupas, como de banho, e outras para já aproveitar a programação a bordo, não ficando preso ao horário de chegada da bagagem.
•Todos os dias são entregues na cabine a programação do navio com horários das atividades, valores das excursões e também informações dos portos de paradas. Os horários são rigorosamente respeitados e os navios não esperam para prosseguir viagem, por isso, sempre observe atentamente os horários de chegadas e partidas nos lugares de paradas.
•Dentro dos navios, todos os pagamentos são feitos através de um cartão magnético, que é o mesmo que abre a porta da cabine. Para abastecer esse cartão você pode utilizar dinheiro em espécie ou cartão de credito internacional. Essa escolha sempre é feita no ato do check in. No final da viagem, o passageiro recebe um extrato dos seus gastos na cabine — confira sempre — e depois o acerto é feito na recepção do navio.
•A maioria dos navios tem todas as refeições incluídas, sendo pagas apenas as bebidas. Existem também pacotes de bebidas que podem ser comprados com antecedência ou a bordo. O jantar sempre é oferecido em turnos marcados e com mesas também marcadas. Caso haja necessidade de alterar, consulte o maître do restaurante.
•Os navios sempre possuem serviços de spa com massagens, tratamentos estéticos e relaxantes, além de academia e aulas de dança. Verifique a promoção que mais lhe agrada no informativo.
•Para as crianças, os clubinhos são uma diversão à parte, lembrando que cada empresa determina a idade mínima e máxima para esse serviço.
•Todas as noites, além das apresentações teatrais, do cassino e da boate, as festas temáticas são muito animadas e vão até a madrugada e, tudo isso, já incluído no seu pacote.
•A tradicional noite do comandante hoje em dia não exige mais trajes black tie, porém, é aconselhável um esporte fino.
•Quando descer nos portos de parada observe sempre os horários de partidas, assim como o endereço do local. Como falei, os cruzeiros não esperam, então, não são permitidos atrasos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS