Infestação de Aedes aegypti deixa Campos em alerta
17/05/2018 17:12 - Atualizado em 17/05/2018 22:54
Aedes aegypti
Aedes aegypti / Supcom
O município de Campos está em risco para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) foi 6,1, acima do esperado pela equipe de Vigilância em Saúde. O número de casos registrados em todo o estado do Rio de Janeiro já ultrapassou o mesmo notificado durante todo o ano de 2017. Em Campos, não é diferente. Até o momento, estão confirmados no município 35 casos de dengue, 55 casos de chikungunya e nenhum de zika.
Antes mesmo de ser revelado os números do LIRAa, uma reunião na secretaria de Governo definiu os passos para o enfrentamento à doença e a intensificação ao combate com um novo mutirão, com o apoio das secretarias de Governo, Desenvolvimento Ambiental e de Desenvolvimento Humano e Social e as superintendências de Limpeza Pública e Postura.
O primeiro mutirão será nesta sexta-feira (18), de 8h às 14h, nos bairros Salo Brand, Turfe Clube, Riachuelo, Matadouro, Parque Fazendinha e Fazenda Grande.
A diretora da Vigilância em Saúde, a médica infectologista Andreya Moreira, informou que o resultado do último LIRAa foi 6,1, acima do esperado pela equipe.
— As ações de prevenção contra essas arboviroses acontecem durante todo ano e agora serão intensificadas e integradas com outras secretarias da Prefeitura. É muito importante que a população receba as equipes do CCZ em suas casas e tenha a consciência de que pelo menos 10 minutos por semana devem ser reservados para verificar o quintal, com objetivo de destruir recipientes que possam vir a acumular água e virar criadouros do mosquito. Durante o levantamento, identificamos focos do Aedes aegypti principalmente em vasos de planta e potes de água de animais. Poder público e população devem caminhar juntos nesta luta — ressaltou. (J.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS