Lula diz à Folha que não se entregará em Curitiba
06/04/2018 09:27 - Atualizado em 06/04/2018 15:45
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse para o jornalista Ricardo Kotscho (aqui), do jornal Folha de S.Paulo, que sua decisão é de não se entregar para a Polícia Federal, em Curitiba (PR). Kotscho foi secretário de Imprensa do governo Lula. Ele informou que em rápida conversa telefônica, Lula disse que estava tranquilo, bem disposto, e que já tinha feito seus exercícios matinais como faz todos os dias. 
O juiz Sérgio Moro expediu nesta quinta-feira (5) uma ordem de prisão contra Lula e determinou que ele se entregasse à PF até as 17h desta sexta-feira, dia 6. Como divulgado no blog do jornalista Merval Pereira (aqui), do jornal O Globo, se Lula não se entregar no prazo determinado, Moro pode decretar sua prisão preventiva. Nesse caso, ele não se beneficiará de uma eventual mudança na jurisprudência do STF que acabaria com a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.
Nas redes sociais, simpatizantes do petista postam frases em apoio à decisão de não se entregar: “resistir e lutar”.
Em entrevista para a rádio CBN, o ex-chanceler Celso Amorim disse que essa questão era uma decisão pessoal de Lula, mas que não sabia se a melhor opção era ir ‘docilmente’ para Curitiba.
Defesa recorre à ONU para evitar prisão
Os advogados de defesa do ex-presidente afirmaram, nesta sexta-feira, que protocolaram, junto ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça, uma medida cautelar com um pedido de liminar para que o governo brasileiro impeça a prisão de Lula até o exaurimento de todos os recursos jurídicos.
"A decisão por uma estreita margem, tomada na quarta-feira, 4 de abril, pelo Supremo Tribunal Federal, demonstra a necessidade de um tribunal independente examinar se a presunção de inocência foi violada no caso de Lula, como também as alegações sobre as condutas tendenciosas do juiz Sérgio Moro e dos desembargadores contra o ex-presidente", diz a nota dos advogados de Lula.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]