Estado confirma mais uma morte por febre amarela
31/01/2018 21:24 - Atualizado em 01/02/2018 15:24
Mais uma morte por febre amarela foi confirmada no estado do Rio de Janeiro, elevando para 12 os óbitos, só este ano, entre as 33 confirmações da doença. A vítima é moradora de Sumidouro, na Região Serrana, onde existe grande concentração de casos, inclusive com uma morte registrada em Cantagalo, na divisa com o Noroeste Fluminense.
Para auxiliar os estados e municípios na realização da campanha de vacinação, o ministério da Saúde vai encaminhar aos estados R$ 54 milhões. Desse total, R$ 30 milhões são para o Rio de Janeiro. O ministério da Saúde, do ano de 2017 até o momento, encaminhou às Unidades Federadas, aproximadamente 58,9 milhões de doses da vacina, 12 milhões só para o Rio.
A adoção do fracionamento das vacinas pelo ministério da Saúde, desde a semana de passada, é apontada como medida preventiva e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quando há aumento de epizootias — envolvendo macacos — e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão em cidades com elevado índice populacional. Segundo a OMS, a dose fracionada tem apresentado a mesma proteção que a padrão.
O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os outros confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão. O ministério ressaltou ainda que a doença é transmitida por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre), por isso é repudiado qualquer ataque aos macacos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS