Sindivarejo fala sobre medida para os supermercados
31/01/2018 19:22 - Atualizado em 02/02/2018 15:09
Supermercado
Supermercado / Antônio Leudo
Supermercados, inclusive em shoppings, além dos hortifrutis em Campos não funcionarão mais aos domingos, já a partir do dia 4. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Roberto Viana dos Santos explicou que um aditivo foi incluído na Convenção do Trabalho firmado com o Sindicato dos Empregados no Comércio. A medida vai se estender por um período de quatro meses. Depois o aditivo poderá ser prorrogado ou suspenso.
Roberto Viana disse que a medida foi tomada diante da crise financeira que o setor enfrenta, além dos altos custos tributários. Ele acrescentou que os supermercados vão funcionar de segunda-feira a sábado no horário das 7h às 22h, e que o fechamento aos domingos é experimental, seguindo o exemplo do que aconteceu no estado do Espírito Santo.
— Essa decisão foi validada por assembleia realizada pelo Sindicato dos Empregados, que legitimamente, após votação secreta junto à categoria dos comerciários, empregada neste segmento, aprovou a decisão do fechamento. Votaram favoravelmente 93% dos associados — disse Roberto.
Em uma carta aberta divulgada por sua entidade, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista disse que o setor está “asfixiado” e fechar aos domingos visa preservar os postos de trabalho.
— Não haverá dispensa de funcionários. Eles serão relocados, reforçando o corpo funcional nos demais dias da semana. Desta forma, o atendimento certamente será bem mais ágil e eficiente — ainda afirmou Viana.
O empresário Joilson Barcelos, dono da maior rede de supermercados do interior do Rio, disse que vai seguir a medida e acredita que nestes 120 dias o mercado local poderá fazer uma avaliação melhor do quadro. Para ele, no momento é preciso realmente seguir o exemplo do Espírito Santo.
Joilson, que tem um supermercado no maior shopping de Campos que abre aos domingos, disse que sua loja no Boulevard vai seguir o que determina o acordo não funcionando.
Os supermercados que não respeitarem o aditivo da Convenção Trabalhista serão multados. A fiscalização será feita pelo Ministério do Trabalho que já homologou aditivo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS