Pescadores celebram padroeira em Atafona
31/01/2018 17:56 - Atualizado em 02/02/2018 14:50
A tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores, acontece nesta quinta-feira (01), às 18h30, na praia de Atafona, em São João da Barra. A programação religiosa em homenagem a santa católica começou desde terça-feira (30), com reza do terço mariano, missa celebrada pelo padre Marcos Paulo Pinalli. Já a programação recreativa começa nesta quinta, a partir das 14h, com festival de prêmios e shows de forró. A santa católica também é homenageada na praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana.
Nossa Senhora dos Navegantes
Nossa Senhora dos Navegantes / Divulgação
Nesta quarta-feira (31), o terço mariano foi rezado pelas seguintes comunidade católicas: Santa Terezinha (Vila Esperança), São Pedro (Cehab), São João Maria Vianney (Chapéu de Sol) e Santa Rita (Carrapicho). Já a missa foi celebrada pelo padre Alci Andrade. O assunto da programação chegou a ser divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1.
Para a realização do evento, os organizadores chegaram a pedir doações. Os interessados em colaborar para as despesas com flores, fogos, shows, reparos na capela, pode procurar a comissão de festa durante os dias das celebrações.
Para esta quinta está previsto a oração do terço mariano, às 18h30, e missa com o padre Alci Andrade, às 19h.
Já sexta-feira (02), no dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a organização do evento programou uma alvorada festiva para as 6h. Às 18h terá oração do terço mariano e ladainha de Nossa Senhora. Logo após, às 18h30, uma missa solene, campal, será celebrada pelo padre Alci Andrade. Depois da celebração, terá início a tradicional procissão que percorre as principais ruas da praia de Atafona. No retorno, crianças da comunidade realizam a cerimônia de coroação, seguida da queima de fogos.
Procissão em SJB
Procissão em SJB / Divulgação
Já as atividades recreativas começam nesta quinta. Às 17h, tem um festival de prêmios para angariar fundos para os festejos. Já à noite, às 21h, tem show de calouros. Logo depois, a noite fica por conta da Banda FX. Com origens no antigo Pontal, o casal Fabrício Pereira e Ariana Nunes vão apresentar o melhor do forró e do sertanejo universitário. Além deles, Alex do Forró e Henrique Luxúria vão se apresentar na primeira noite da festa recreativa.
Sexta-feira, na parte da tarde, tem brincadeiras para as crianças da localidade. A partir das 22h, a banda Swing Moleque faz sua apresentação. A banda, que já fez shows em diversas localidades do país, começou a carreira em uma festa de Nossa Senhora dos Navegantes na praia sanjoanense na década de 1990. Para encerrar os festejos, quem sobe ao palco é Odilei do Forró, o “Rei da Pisadinha”.
Guaxindiba - A comunidade católica de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana (SFI), também celebra sua padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes. A festa religiosa, uma das mais tradicionais do município, tem o apoio da prefeitura, através das secretarias de Turismo, Indústria e Comércio, e de Educação e Cultura.
Nesta sexta-feira, a secretaria de Turismo disponibilizará palco e som para apresentação de uma banda católica local. O evangeliza show está previsto para as 21h30. Antes, às 18h, haverá reza do terço mariano e às 19h, Santa Missa Solene, celebrada pelo padre Alexandro Matos de Oliveira. Após a celebração, os fiéis percorrerão as principais vias da comunidade em procissão com a imagem da padroeira, que será coroada ao final do cortejo. Queima de fogos encerra os festejos deste ano. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS