Segundo maior porto europeu atraca no Açu
Suzy Monteiro 25/07/2017 21:18 - Atualizado em 27/07/2017 16:49
Assinatura de contrato com Porto do Açu
Assinatura de contrato com Porto do Açu / Paulo Sérgio Pinheiro
Possibilidade de crescimento industrial e localização foram determinantes para a escolha do Porto do Açu para uma parceria com o de Antuérpia, na Bélgica, segundo maior porto da Europa e um dos mais antigos do mundo, com cerca de 200 anos. A afirmação é do diretor geral do Porto de Antuérpia Internacional (PAI), Kristof Waterschoot, que assinou, nessa terça-feira (25), contrato com a Prumo Logística. O evento foi classificado pelo presidente da Prumo, José Magela, como o mais importante desde o lançamento da pedra fundamental, há 12 anos. A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, disse que a parceria significa mais desenvolvimento para a região, sempre respeitando a sustentabilidade e as questões sociais.
Pelo contrato, o PAI irá investir US$ 10 milhões (equivalentes a R$ 31,4 milhões) no Porto do Açu pela operação do Terminal Multicargas e aluguel de áreas. De acordo com Waterschoot, há muito tempo existia o desejo de ter um parceiro à altura no Brasil. “Acreditamos que encontramos aqui no Porto do Açu, que reúne componentes como movimentação de cargas logísticas, indústrias, e isso é extremamente importante para o desenvolvimento de ambos os portos”, disse o diretor.
Ele acrescentou que a possibilidade de crescimento também pesou na escolha do Porto do Açu, que tem área de 90 km². “Um porto não é só movimentação de carga, mas envolve desenvolvimento econômico e industrial de toda uma região, e por isso o Açu nos pareceu tão atrativo. Além da retroárea, ele tem posicionamento e localização estratégicos, em relação ao estado de Minas Gerais e outros. Acreditamos fortemente que o Porto do Açu vai trazer este desenvolvimento. Tivemos em contato com outras 30, 40 possibilidades no país e escolhemos essa por acreditarmos nela”.
O CEO da Prumo, José Magela, destacou que o contrato demonstra as oportunidades oferecidas pelo porto. “Nossa parceria tem visão de longo prazo e reúne a experiência do PAI na operação e desenvolvimento de um complexo porto-indústria com as oportunidades que o Porto do Açu oferece, como ser um complexo portuário privado, operacional e com retroárea disponível”.
A Prefeitura de Campos também foi representada pelo superintendente municipal de Planejamento, Marcel Cardoso.
Assinatura de contrato com Porto do Açu
Assinatura de contrato com Porto do Açu / Paulo Sérgio Pinheiro
Parceria beneficiará região Norte, diz Carla
Chamada de “mãe do porto” por José Magela, a prefeita Carla Machado destacou que o município, com esta parceria, passa a ser a porta de entrada para a Europa. “Estamos juntos nessa parceria que irá beneficiar não somente São João da Barra e o Norte Fluminense, mas sim todo o país”. A prefeita, que estava com o presidente da Câmara de São João da Barra, Aluízio Siqueira, e vários vereadores, também cobrou do representante do governo federal a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Porto do Açu.
A “cobrança” de Carla recebeu sinalização positiva de José Newton Barbosa, chefe da assessoria internacional do governo federal, que representou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. “Ainda há muito o que se descobrir no Brasil. Este empreendimento une o desenvolvimento industrial, a conjuntura porto-indústria e a logística. Eu faço questão de mencionar com o ministro que a instalação de uma ZPE aqui é um fator fundamental para o desenvolvimento da região”, disse.
O embaixador da Bélgica no Brasil, DirkLoncke, que estava acompanhado pelo cônsul geral da Bélgica, Christian Bula, destacou que as relações comerciais entre Brasil e Bélgica são antigas e que esta pode ser a retomada da parceria entre os dois países. “O Porto do Açu é realmente impressionante. Trata-se de um projeto grandioso e muito bem desenvolvido. Esta parceria, hoje, me deixa muito orgulhoso. Estamos assinando um acordo comercial com foco no futuro, que certamente abre caminho para novos acordos entre a Bélgica e o Brasil”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS