Projeto do Isecensa beneficia a Baleeira
Paula Vigneron 19/05/2017 22:57 - Atualizado em 22/05/2017 15:12
Criado em 2015, o Programa de Cooperação Internacional, que reúne universidades brasileiras e estrangeiras, tem realizado ações de melhorias de condições habitacionais em comunidades do Rio de Janeiro. Por meio do projeto MapHabis, oriundo das experiências da iniciativa na capital, as ideias chegaram a Campos. Após visitas e participações no programa, cujas primeiras atividades aconteceram na comunidade Santa Marta, no Rio, professores e alunos de Arquitetura e Urbanismo dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) estão desenvolvendo um estudo sobre a comunidade da Baleeira, localizada no Parque Leopoldina.
Coordenador técnico do Programa de Cooperação Internacional no Brasil e docente da instituição de ensino, o arquiteto e urbanista Mário Márcio Queiroz, que trabalha com a temática de comunidades há 30 anos, explicou que o projeto surgiu de um diálogo com um professor da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que participou de um congresso no Brasil. A partir da troca de experiências, foi idealizada a proposta da interação acadêmica com as comunidades, reunindo a Penn State College, Universidade de Lisboa (Ulisboa), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A iniciativa visa que cada instituição participante possa estabelecer uma linha de pesquisa voltada para a situação e as condições estruturais das comunidades. “Ficamos responsáveis por estabelecer uma linha projetual que trabalhasse com propostas que viessem a interagir com a necessidade dos moradores”, explicou o arquiteto Mário Márcio.
Alunos de arquitetura ouvem os moradores
Em Campos, alunos e docentes de Arquitetura e Urbanismo do Isecensa estão desenvolvendo o projeto MapHabis, de mapeamento das comunidades locais e criado a partir das experiências adquiridas pelo Programa de Cooperação Internacional. A primeira comunidade selecionada para ser alvo de estudos e ações foi a Baleeira. Até o momento, os integrantes se reuniram com os moradores da comunidade para ouvir as reivindicações e iniciar o planejamento de melhorias.
No local, entre as mudanças previstas, que envolvem espaços públicos e requalificação de moradias, estão criações de uma escola profissionalizante no ramo da construção civil, de uma biblioteca, jardim-parque e de hortas comunitárias, a reconstrução da estação elevatória de água, e implantação de ensino de informática.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS