Homenagem para Nilo Peçanha em outubro
21/05/2017 20:41 - Atualizado em 26/05/2017 14:09
Escultura de Nilo Peçanha
Escultura de Nilo Peçanha/Supcom
O prefeito Rafael Diniz criou um grupo de trabalho para elaborar as atividades para tratar da programação que vai marcar o sesquicentenário de nascimento do ex-presidente campista Nilo Peçanha, comemorado em outubro, mês de aniversário do campista ilustre.
No grupo de trabalho estão a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Academia Campista de Letras (ACL), Associação de Imprensa Campista (AIC), Câmara Municipal de Campos, Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Loja Maçônica Fraternidade Campista e Secretarias de Educação, Cultura e Esportes; de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico.
Segundo a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, a historiadora Sylvia Paes, o primeiro passo a partir da publicação dos membros do grupo de trabalho será a convocação de uma reunião para definir a programação. “O objetivo é levar a população campista a conhecer mais sobre a história de Nilo Peçanha, que muitos não conhecem”, informa.
Os preparativos — Ela adianta que algumas atividades estão previstas, como a visitação de grupos de alunos ao busto do ex-presidente na avenida batizada com o seu nome, palestra para professores e visitas à exposição permanente sobre Nilo Peçanha no Museu Histórico de Campos. “A programação terá como objetivo maior a educação patrimonial. Quando presidente, o campista Nilo Peçanha deixou um grande legado.
— Ele criou a Secretaria de Proteção aos Índios que, hoje, é a Funai; implantou o Jardim de Infância nas escolas, reduzindo a idade escolar para ingresso nas unidades de ensino; criou a Escola de Aprendizes Artífices que, hoje, é o IFF. Desta forma, ele introduziu o ensino profissionalizante, proporcionando oportunidades de trabalho para os jovens mais carentes. Depois, para atender à demanda feminina, criou o Instituto Nilo Peçanha, que também oferecia aulas de corte e costura, bordados, entre outros — explica Sylvia Paes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS