Teatro de Bolso em dias de dança
21/05/2017 20:56 - Atualizado em 23/05/2017 14:31
Bailarina Andréia Marcolino
Bailarina Andréia Marcolino/Supcom
Dois dias de plena movimentação do corpo. No sábado, primeiro dia de apresentações da 1ª Mostra Cultural de Dança, o público lotou o Teatro de Bolso Procópio Ferreira, em Campos. Quarenta coreografias de ballet clássico, contemporâneo, jazz e sapateado se revezaram no palco. Na noite deste domingo (21) aconteceu o último dia de evento com workshops e mais 20 apresentações de danças populares e urbanas com grupos como Me Deixa Dançar, Caldeirão Hits e Black e Cia.
Entre os que se apresentaram nesse sábado estão a Cia. de Dança Simone Matheus, a Escola de Dança Ronaldo Vasconcelos e o Centro de Artes Madeleine Rosay. O destaque da noite foi a apresentação da bailarina Andréia Marcolino, de 31 anos, que emocionou a todos com seu exemplo de superação. Andréia descobriu o ballet ainda criança ao acompanhar sua mãe, que costurava figurinos para diversas companhias de dança. Com o tempo, ela começou a ingressar na carreira e chegou a ter aulas na companhia de dança Simone Matheus e também participou do projeto Estrelas do Amanhã.
Psicopedagoga de formação, Andréia sempre trabalhou com crianças portadoras de necessidades especiais e sempre introduzia a dança em seu trabalho. Porém, em 2011, Andréia sofreu um acidente quando ia dar aula, que a deixou com duas sequelas: uma na audição e outra na cervical.
Devido à gravidade das lesões, a bailarina teve que ficar numa cadeiras de rodas e sua recuperação durou anos, o que fez com que ela se afastasse da dança. Hoje, amparada por muletas, Andréia voltou a fazer uma das atividades que mais gosta, que é a dança, e foi a única campista a participar da a abertura das últimas paralimpíadas.
No sábado, a bailarina apresentou a coreografia “O recomeçar com limitações”, que foi montada por ela de acordo com sua história de vida. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS