Moreira impedido de ser nomeado
09/02/2017 10:35 - Atualizado em 11/02/2017 14:35
Ministro Moreira não pode ser secretário-Geral da Presidência
A nomeação do ministro Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência da República foi suspensa pela Justiça Federal, em Brasília, nessa quarta (8). A decisão liminar foi proferida pelo juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal, e atendeu uma ação popular apresentada por três cidadãos.
Na decisão, o magistrado entendeu que a situação de Moreira se assemelha ao caso da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil pela ex-presidente Dilma Rousseff, no ano passado. Na ocasião, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu a nomeação de Lula por entender que a medida foi tomada para conceder foro privilegiado ao ex-presidente e evitar que ele fosse julgado nas ações da Lava Jato pelo juiz federal Sérgio Moro.
Diz trecho da decisão do juiz: “É dos autos que Moreira Franco foi mencionado, com conteúdo comprometedor, na delação da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. É dos autos, também, que a sua nomeação como Ministro de Etado ocorreu apenas três dias após a homologação das delações”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS