Um Sonho Para Alcançar O ITA E Depois A NASA Com Mylena Peixoto Abrindo A Boca Para Marco Barcelos
mabamestrado 16/12/2016 21:01
IMG_9761
1- Mylena Peixoto, você foi à NASA, sabemos que você correu muito atrás desse sonho e conseguiu realizá-lo. O que mais te motivou a ir atrás do que sonhava? 
 A motivação surge sempre quando relembro toda minha história, a minha relação com a escola e o amor pelos estudos. A motivação surge sempre quando relembro toda minha história, a minha relação com a escola e o amor pelos estudos. A dedicação pelo projeto não fora apenas momentânea, é resultado de um histórico de muita dedicação e sucesso, podendo ser comprovada a partir do momento em que, aos seis anos de idade, fui promovida ao segundo ano do ensino fundamental, devido ao aprendizado avançado e, portanto, não cursando a alfabetização. Além disso, o apoio de familiares e pessoas do Brasil inteiro - que passaram a conhecer minha história através dos meios de comunicação - foi essencial para que eu lutasse ainda mais pelos meus sonhos.
2- Mylena com apenas 16 anos, foi para um país de língua estrangeira e teve cursos. Como foi essa experiência em lidar com outro idioma e pessoas de cultura diferente? 
 Estar em outro continente, longe do meu país, da minha família, demonstrava ser um grande desafio. Eu não tive medo em nenhum momento, pelo contrário, a minha vontade de estar lá, de realizar os meus sonhos, se transformaram em coragem. O maior desafio era estar longe da família. Quanto ao idioma, enfrentei dificuldades nos primeiros dias de viagem, devido a timidez; com o tempo, tudo foi ficando mais fácil, pois eu já dominava o idioma. Sem dúvida alguma, foram os melhores dez dias de minha vida, em um período que pude vivenciar experiências inesquecíveis, conhecer novas culturas, construir amizades e amadurecer no âmbito pessoal e acadêmico.
3- O que você obteve de mais importante nessa jornada à NASA? 
Posso dizer que é um aprendizado gradativo, pois minha vida mudou completamente. Pude compreender a importância de um trabalho em equipe, dos conhecimentos científicos e do desenvolvimento acadêmico . Além do curso, onde obtive conhecimentos na área, pude aprender com cada experiência vivenciada: desde o início de uma grande batalha, para que tudo ocorresse, até a realização do grande sonho; podendo concluir que a minha história, a dedicação pelos estudos, me levaram não somente à um continente distante, mas, também, à um mundo de sonhos ainda maiores.
4- Depois de toda essa experiência, quais são seus próximos passos?
Meu maior sonho é se preparar para iniciar os estudos de Engenharia Aeroespacial no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), para posteriormente, vir a integrar a NASA. Além disso, planejo conquistar espaço na divulgação (há projetos para um canal no YouTube, por exemplo), para que outros jovens, ao conhecerem minha história, possam se sentir motivados, obtendo o acesso à oportunidades como as que eu tive.
5- Como foi o contato com os astronautas? O que mais te encantou?
 O contato com os astronautas foi um dos momentos mais marcantes na viagem. O que mais me encantou foi o quanto eles foram receptivos, conselheiros e humildes. Além de serem uma referência para mim, os astronautas me deram as melhores direções possíveis para que eu possa seguir na carreira, além de se disporem para possíveis ajudas no futuro.
6- Se você pudesse deixar um recado para todas as pessoas que estão desmotivadas a correr atrás de seus sonhos, que mensagem você deixaria?
 Acho que todos podem escolher o seu próprio futuro, lutar por isso e se dedicar para que os objetivos sejam alcançados. Não há limites para nossos sonhos, e mesmo que pareçam distantes, a sensação de batalhar para que se tornem realidade, é gratificante. Acreditar na educação e nos próprios sonhos, é acreditar em um futuro melhor. Assim como nós conseguimos que meus sonhos se tornassem realidade, gostaria de ouvir, um dia, que outros jovens também puderam vivenciar experiências como as que eu tive. Me coloco à disposição, seja pessoalmente ou através das redes sociais, para qualquer possível ajuda, direcionamento ou motivação.
nasa2nasa 1nasa 3

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marco Barcelos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS