Em crise, Santa Casa demite funcionários
Mário Sérgio Junior 18/10/2016 10:18
Divulgação
Santa Casa de São João da Barra / Divulgação
A crise na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, por conta de atrasos em repasses da Prefeitura, fez com que cerca de 50% dos funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes administrativos, fossem demitidos. A informação foi passada pelo administrador da unidade, Wellington Ferreira. Desde a semana passada, o hospital está praticamente fechado.
Fundada em 1873, a Santa Casa é o único hospital do município e atendia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O risco de a unidade fechar foi levantado pela própria administração que, em junho, emitiu nota à imprensa listando as dificuldades que encontrava para manter o atendimento à população.
Na última sexta-feira, o provedor da unidade, Diogo Berto, falou à Folha que considera essa é a pior fase que a Santa Casa passa por falta de recursos. Ele comentou ainda que tentou diálogo com o prefeito, mas sem sucesso. “Já entramos na Justiça, denunciamos de toda forma. Parece que a gente denuncia, leva para televisão, para os jornais, mas o prefeito não se sensibiliza. Neco reconhece a dívida, mas diz que não tem dinheiro para pagar”, contou.
De acordo com o provedor, as dívidas da Prefeitura com o hospital ultrapassam a quantia de R$ 4 milhões.
A equipe de reportagem tentou contato com a Prefeitura de SJB, sem êxito.
Outro — Além da Santa Casa, o Centro de Emergência de SJB passou por dias ruins. Inclusive, chegou a interromper serviços por um período. Funcionários também fizeram um protesto pacífico, no dia 7 de outubro, reivindicando salários atrasados.
A secretaria de Saúde informou que deverá efetuar os pagamentos com a próxima entrada dos royalties, que deverá ser entre os dias 20 e 25 de outubro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS