Prévias: quem ficará no páreo?
30/06/2016 09:06

Alexandre Bastos
Fotos: Folha da Manhã 

Faltando três meses para as eleições o grupo rosáceo ainda conta com nove pré-candidatos à Prefeitura de Campos. Porém, tudo indica que nos próximos dias haverá uma redução significativa e só ficarão os que teriam realmente chances de encabeçar a chapa, inviabilizando assim a realização das prévias. O primeiro a sair do páreo foi o presidente da Câmara de Campos, Edson Batista (PTB).

Mesmo com o possível favoritismo do vice-prefeito Dr. Chicão Oliveira (PR), apontado pela pesquisa do instituto Pro4 como o nome mais viável dos governistas e fortalecido após reunião na última segunda-feira, como a Folha mostrou nessa quarta (29) na coluna de opinião Ponto FInal, outros prefeitáveis garantem que “o mês de julho será decisivo”. A convenção com o anúncio da chapa governista deve ocorrer no dia 30 de julho. Apontado como um dos nomes fortes do grupo rosáceo nesse período pré-eleitoral, o vereador Paulo Hirano (PR) se mostra tranquilo e diz que o coletivo vai prevalecer. “Ainda não há uma definição. Sou pré-candidato e vamos aguardar os próximos acontecimentos. Creio que tudo irá ocorrer de forma natural”, diz Hirano, que em 2008 foi escolhido como candidato a vice-prefeito, mas por conta de uma questão partidária, acabou não disputando a eleição. “Naquele momento o Dr. Chicão assumiu a missão e caminhei ao lado dos dois durante toda a campanha”, lembrou. Posteriormente, em 2014, Hirano deixou de ser candidato a deputado em nome do grupo e também saiu da disputa pela presidência da Câmara. “Já mostrei diversas vezes que entendo a política como um jogo coletivo, sem personalismo e vaidade. Agora estou tranquilo e vamos aguardar esse mês de julho, que será decisivo”, afirma Hirano.

No mesmo embalo, o vereador Mauro Silva (PSDB), líder do governo na Câmara, garante que continua no páreo. “Minha pré-candidatura continua firme. Como tenho dito, irei trabalhar pelo apoio do Garotinho e da Rosinha até o fim. O PSDB apoiou o governo até agora e seria justo que o meu nome recebesse o apoio neste momento. Estou confiante”, diz Mauro.

Presidente do PSDB em Campos, o empresário Robson Colla já avisou que o partido não participaria das prévias organizadas pelo líder rosáceo. Mesmo apostando na pré-candidatura de Mauro Silva, ele diz que a ligação do vereador com Garotinho não significa que o partido será comandado pelo grupo rosáceo. “Vamos buscar nosso próprio caminho. Essa é não só a minha vontade, mas a de toda a atual executiva”, afirma Colla.

Vice-prefeito surfou na “agenda positiva”

Nas últimas semanas o vice-prefeito Chicão circulou por todas as partes da cidade representando a prefeita Rosinha Garotinho em inaugurações, vistorias de obras, entregas e ambulâncias e cadeiras de todas, além de coordenar um mutirão contra Dengue. Ciente dos muitos desafios, Chicão tem dito que sua contribuição ocorreu durante as duas gestões, sem se portar como um “vice decorativo”.

No início deste ano o vice-prefeito teve a oportunidade de assumir o governo durante a licença da prefeita Rosinha, que se recuperava de cirurgia no maxilar. Na ocasião, Chicão manteve o ritmo do governo, que havia acabado de decretar estado de emergência econômica, e informou que as principais metas eram “manter os salários em dia e garantir os programas sociais”. Ele também destacou que uma meta para este ano era “deixar para a próxima gestão uma máquina administrativa eficaz e eficiente, com todas as contas aprovadas, como ocorreu nos últimos sete anos”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS