PSDB 28 anos. Parabéns!
Robson Colla 27/06/2016 13:48

“Longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, para fazer germinar novamente a esperança”. Mário Covas

O PSDB e a democracia brasileira nasceram juntos. O PSDB foi fundado em junho de 1988. Em outubro o Brasil ganhou uma nova Constituição democrática. Os fundadores do PSDB, que estiveram na linha de frente da resistência à ditadura, uniram-se num novo partido para enfrentar dois desafios: afastar os riscos de inoperância política e crise econômica que rondavam a democracia; e fazer dela um instrumento efetivo para a construção do país com que sonhamos. Um sonho que é a soma de aspirações muito concretas: os brasileiros querem crescer, melhorar de vida, dar um futuro melhor a seus filhos. E querem fazê-lo em plena liberdade.*

O Plano Real marcou o ponto de inflexão da degringolada econômica e política que ameaçava levar de roldão a democracia recém-conquistada. Ele deu certo porque foi bem concebido, com sólida fundamentação técnica. Mas não teria sido implementado e depois consolidado, nos dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso, sem ousadia política. Foi preciso enfrentar o ceticismo, o fatalismo, o atraso, os esforços permanentes dos que buscavam desqualificar aquilo que foi, sim, uma verdadeira revolução: golpear a cultura da inflação e reinserir o Brasil no mercado mundial, reconstruindo suas perspectivas de desenvolvimento.

A liderança emergente do PSDB mudou a agenda política nacional depois de 1994. Não por capricho ideológico, mas porque entendeu que era preciso romper amarras econômicas que impediam o país de avançar na distribuição de renda e na justiça social. A nova agenda tem, por isso, uma marca claramente social-democrática. Mais mercado, mais inserção na economia global, sim. Mas sobretudo mais políticas públicas de combate à pobreza e às desigualdades; mais e melhores serviços sociais básicos com acesso universal (para todos).

Desses 28 anos, estou no PSDB há 18 anos, sendo este o único partido pelo qual me filiei, levado pelo meu amigo e companheiro Dermeval Crespo. Foi no PSDB que aprendi sobre a política e o quanto é importante participarmos do cenário político de nossa cidade. Encontrei nele, ao longo dos anos, no plano municipal, estadual e federal, pessoas sérias, capazes e comprometidas com as quais muito aprendi; um aprendizado que levo por toda a vida.

O PSDB é reconhecido por todos como um partido que possui quadros técnicos de comprovada competência que, sempre que se fez necessário, colocou no rumo certo as administrações nas quais participou. Não é diferente agora, quando o país encontrava-se sem rumo e o PSDB foi chamado, assim como em 1994, para recolocar o país nos trilhos. Nomes como Henrique Meireles, Ilan Goldfajn, Maria Sílvia Bastos, José Serra e Pedro Parente, dentre outros, fizeram parte do governo de Fernando Henrique Cardoso e foram eles, com mais outros inúmeros companheiros, que colocaram o Brasil no caminho do desenvolvimento e inserção no mercado mundial. O farão novamente, sem dúvida nenhuma.

Em Campos não é diferente. Possuímos, dentro de nosso quadro de filiados, uma enorme lista de pessoas altamente capazes de fazer Campos atravessar o difícil momento em que vive e que, certamente, será ainda mais difícil nos anos vindouros. Será necessário haver uma administração ousada, eficiente e ética, que leve nossa cidade ao rumo do desenvolvimento de forma sustentada e que nos tire, definitivamente, da "petrodependência" na qual nos encontramos. Para que isso aconteça, será necessário uma conjunção de esforços por parte da classe política, da sociedade civil organizada e da população.

Nosso sonho não é diferente dos da maioria das brasileiras e brasileiros. Assim como eles, queremos coisas simples e concretas: um país, estado e cidade mais prósperos e decentes, respeitados e justos. Um lugar onde todos possamos andar sem medo e não falte aos nossos filhos condições básicas de saúde e educação e oportunidades de trabalho para progredir com liberdade.

* Extraído do Programa Partidário do PSDB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Robson Colla

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS