CAMPOS, Cidade Digital - INFOVIA
Robson Colla
30/06/2012 12:59
Nossa sociedade está cada vez mais dependente do uso de tecnologias da informação e, com isso, os países, estados e municípios que desenvolvem políticas voltadas a capacitar seus cidadãos para o uso delas, assim como se apropriar dos recursos de computação e comunicação mais modernos, criam uma enorme vantagem competitiva.
Em minha gestão no CIDAC procurei criar projetos que cuidassem da estrutura de TI do município para, somente então, avançarmos com os projetos de inclusão digital. A INFOVIA MUNICIPAL foi um deles.
Pois bem, o CIDAC acaba de concluir a implantação da INFOVIA MUNICIPAL. É uma rede metropolitana de fibra óptica, em forma de anel, que inicialmente serve para atender às necessidades das unidades gestoras do município, mas que em que curto espaço de tempo irá beneficiar a todos os cidadãos. Para se ter ideia do tamanho da rede, foram interligados 36 órgãos da prefeitura em um grande anel, o que irá trazer velocidade e melhorias na qualidade do atendimento dos serviços públicos. São cerca de 50km de fibra óptica rodeando boa parte do município, colocando Campos entre as principais cidades de porte médio do Brasil com rede de fibra óptica própria.
Com este investimento, a Prefeitura de Campos está estabelecendo um novo paradigma de incentivo ao arranjo produtivo local, tendo como base a figura da Economia Criativa, que envolve não somente o desenvolvimento da indústria de TI, mas, também, a fonográfica, cinematográfica e cultural, com intuito de realizar ações de toda ordem no processo de desenvolvimento econômico e social de todos os envolvidos.