Câmara de São João da Barra aprova LDO para o exercício financeiro de 2026
Gabriel Torres 04/06/2025 15:51 - Atualizado em 04/06/2025 15:57
Sessão da Câmara de São João da Barra
Sessão da Câmara de São João da Barra / Foto: Antonio Cruz


A Câmara de Vereadores de São João da Barra aprovou, na sessão desta quarta-feira (4), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026. A estimativa de receitas está na faixa de R$ 903 milhões e a proposta não recebeu emendas no Legislativo.

A proposta de orçamento para o próximo ano foi apresentada pela Prefeitura de SJB e discutida em audiência pública na Câmara no último dia 20 de maio. A LDO é como um guia anual que o governo usa para planejar como vai gastar o dinheiro público no ano seguinte. Ela estabelece as metas e prioridades, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e fixa limites para as despesas.

No final do ano, o Legislativo sanjoanense vai receber também o projeto do Plano Plurianual (PPA), documento com o planejamento do município a longo prazo, com duração de quatro anos, que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública. O atual PPA (2021/2025) expira neste ano e um novo será apresentado.

Segundo o secretário municipal de Fazenda, Aristeu Netto, o próximo Plano Plurianual vai abordar a construção do hospital de São João da Barra.

— A LDO, em si, não trata do programa de execução. Ela vai nortear a elaboração do orçamento no que tange a estimativa de arrecadação. Daqui a pouco vamos tratar do PPA, que vai chegar junto com a LOA. São duas peças orçamentárias fundamentais que vão mostrar o que o município está planejando para os próximos anos. A questão do atendimento da demanda de um hospital, por exemplo, é uma preocupação da prefeita Carla Caputi, que, seguramente, vai constar no PPA — afirmou Aristeu Netto durante a audiência pública, em maio.
Com informações Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS