Nove pré-candidatos a deputado já são apontados em Macaé
Gabriel Torres 31/05/2025 08:57 - Atualizado em 31/05/2025 09:02
Novo prédio da Alerj
Novo prédio da Alerj / Rafael Wallace - Divulgação Alerj


O tabuleiro político de Macaé se movimenta com sinalizações para o próximo pleito, em 2026. Para concorrer a deputado estadual e federal, cogitam-se os primeiros nomes no município, entre os que podem tentar a primeira eleição e os já foram testados e aprovados nas urnas. O prefeito Welberth Rezende é pré-candidato à Câmara, assim como o delegado Felício Laterça, que deve tentar o retorno. Para a Alerj, são cogitados nomes conhecidos da direita à esquerda.
O partido Cidadania, que tem o prefeito Welberth Rezende como presidente estadual, trabalha com a pré-candidatura a federal do próprio Welberth e mais três nomes para a Assembleia Legislativa. Um deles é o vereador Cesinha, que está no quarto mandato e foi o mais votado em 2024.
Além de Cesinha, podem concorrer à Alerj dois integrantes da administração municipal. O médico Lucas Rodrigues, secretário de Saúde, e Iza Vicente, secretária de Ensino Superior.
Chico Machado (Solidariedade), único parlamentar macaense no Legislativo estadual, deve tentar a reeleição. Ele está no segundo mandato e já ocupou a secretaria de Governo do Estado.
O bancário Danilo Funke (PSB) é pré-candidato a deputado, mas ainda não definiu se pretende tentar a estadual ou federal. Ele concorreu à Prefeitura no último pleito e também a deputado em outras ocasiões, além de ter sido vice-prefeito de Macaé e vereador. Segundo ele, pretende ajudar a construir projetos coletivos.
“Por ter sido candidato a deputado por três vezes, tendo boas votações mesmo sem apoio político de governos ou estrutura financeira, ter um histórico de militância de grandes lutas sociais e bandeiras defendidas que creio serem importantes para a sociedade, com as votações que tivemos acumuladas, naturalmente, somos lembrados para colocar o nome como pré-candidato para representar o interior”, afirmou Danilo.
Outro nome conhecido dos macaenses que colocará o nome à disposição em 2026 é o delegado Felício Laterça (PP), ex-deputado federal e suplente. Após não ter conquistado reeleição em 2022, pretende tentar o retorno à Câmara Federal.
“Somos insistentemente procurado pelas pessoas pedindo nosso retorno pra defender aquilo que acreditamos, defendendo nossos princípios, ideais e valores, além de trazer inúmeras benfeitorias e recursos pro nosso Estado. Então isso, nos encoraja a vir pré-candidato novamente no ano de 2026”, disse Laterça, que cogita uma troca de partido.
O ex-deputado estadual Glauco Lopes (PSDB) deve tentar retornar à Alerj. Ele está no comando do PSDB municipal, que apoiou a reeleição do prefeito Welberth Rezende. A legenda tucana e o Cidadania de Welberth compõem uma federação partidária.
O PT de Macaé lançará a professora Maria das Graças pré-candidata à Alerj, em dobradinha com o federal Reimont à reeleição. Ela já foi candidata a deputada federal em 2022 e a vereadora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS