Moradores de Campos reclamam de falta de organização no trânsito por parte do IMTT
Ingrid Silva 08/10/2025 08:10 - Atualizado em 08/10/2025 10:26
Acidentes têm sido cada vez mais frequentes em Campos e a situação tem gerado reclamações de moradores em relação a falta de organização no trânsito por parte do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Dentre as reclamações relatadas na rede social da Folha, estão a velocidade alta de motoristas nas vias movimentadas da cidade, motociclistas passando por diversos lados e gerando preocupação, pedestres que atravessam no sinal fechado para eles, assim como a própria falta de educação de quem lida com o trânsito todos os dias. Já o IMTT diz que campanhas estão sendo preparadas para instrução e conscientização no trânsito. 
Comentário de reclamação sobre trânsito em Campos
Comentário de reclamação sobre trânsito em Campos / Reprodução: redes sociais


As reclamações foram registradas em comentários de uma matéria também de acidente no Instagram da Folha, onde foram relatados ainda sobre alguns dos motoristas estarem desanimando e desistindo de dirigir no município por conta da situação caótica do trânsito no município.
Um comentário falou sobre já “ter passado da hora de organizar o trânsito de Campos”, marcando ainda as redes sociais do IMTT. No relato, a internauta falou sobre diversas situações no município, envolvendo falta de paciência no trânsito, motos passando por todos os lados, velocidade alta em vias movimentadas, assim como as bicicletas que não estariam respeitando os sinais verdes para os carros.

“Já passou da hora de organizar o trânsito de Campos. Todos os dias que saio de casa, quase atropelo alguém, ou jogo uma moto pra cima ou bato em um carro. Pedestres acham que faixa embaixo de sinal tem que atravessar mesmo com sinal aberto pra carros. Não entendem isso. Motos se enfiam por todo canto, direita, esquerda, entre outros. Carros vivem numa pressa, querem passar de qualquer maneira, buzinam ao abrir o sinal, não param na faixa e nem deixam o motorista que está na frente parar porque estão colados atrás. Quando paramos nas ruas que têm ciclovias, para atravessar, ficam buzinando e não entendem que, mesmo não vindo carros, tem bicicletas perto para atravessar. Mas também, as bicicletas não respeitam os sinais verdes para carro. Uma confusão só!”, relatou a mulher nos comentários.
Ela ainda falou sobre alternativas para o IMTT com o intuito de alertar e conscientizar em relação a atenção no trânsito, assim como ressaltou a grande quantidade de acidentes.
“Quase todos os dias, acidentes acontecem com vítimas e algumas, até fatais. Sei que é difícil fazer algo pq a culpa é da população mesmo. Que tal postagens "ensinando" como agir nesses casos? Ou mostrar casos de acidentes fatais por esses motivos para ver se o povo aprende, sei lá. Só sei que está estressante dirigir”, finalizou.

“A falta de educação no trânsito. Tem que começar por aí. Vejo muitos desviares de carro estacionado com preguiça de esperar a vez e joga o carro em cima do que está vindo”, disse outro comentário.

Já uma fisioterapeuta falou sobre a alta velocidade de um motociclista, que quase chegou a colidir em um caso recente. “Nesse nível o trânsito... eu acabei de quase colidir com um motociclista que veio em alta velocidade me cortando pela direita onde eu iria vira. Minha sorte foi que eu estava atenta e o sinal havia acabado de abrir. Mas é um auto a cada minuto e uma oração. Está difícil”, relatou em um outro comentário da rede social da Folha.
Comentário de reclamação sobre trânsito em Campos
Comentário de reclamação sobre trânsito em Campos / Reprodução: redes sociais

Em outra reclamação, o alvo foi a ciclofaixa que, segundo o internauta, deveria estar com a direção de acordo com a rua em que passa.
“Outro problema... as ciclofaixas, estas deveriam set de acordo com a direção da rua e não como está . As bikes , principalmente, elétricas vem de todos os lados e numa velocidade. O motorista que para uma esquina aguardando para virar, as vezes é surpreendido por uma bike na "contramão". Isso deveria ser analisado, segurança para motoristas de carros e ciclistas!”, relatou.
 
Comentário de reclamação sobre trânsito em Campos
Comentário de reclamação sobre trânsito em Campos / Reprodução: redes sociais
A Folha entrou em contato com o IMTT para saber o que está sendo feito para melhorar a situação no município, assim como de que maneira é feita a fiscalização na área, principalmente em relação a velocidade mais alta do que a permitida na via. Em nota, o órgão informou que realiza anualmente campanhas de educação no trânsito em parceria com diversas instituições do município, "resultando em visitas a escolas, distribuição de panfletos e inserção em mídias e nas ruas".
A pasta ainda ressaltou sobre a situação dos ciclistas e ciclofaixas, em que está preparando uma campanha para instrução de todos os usuários da vida com o intuito de melhorar os casos citados nesta reportagem, entre outros.

"Acreditamos que no trânsito o respeito e a segurança devem ser a prioridade. Em relação aos ciclistas e ciclofaixas, o IMTT prepara campanha para instruir todos os usuários da via como pedestres e motoristas de que é preciso olhar para os dois lados ao cruzar a pista ou fazer uma conversão, uma vez que a legislação instituiu através da resolução CONTRAN 973/2022 a criação de ciclofaixas bidirecionais em vias de mão única", disse.

Além disso, o IMTT informou também que prepara a instalação de semáforos de piso em cruzamentos com grande concentração de crianças e idosos, como medida de prevenção de acidentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS