Quadriciclos são flagrados trafegando irregularmente em Lagoa de Cima
Rafael Khenaifes - Atualizado em 24/09/2025 10:37
Quadriciclos circulam irregularmente na faixa de areia em Lagoa de Cima
Quadriciclos circulam irregularmente na faixa de areia em Lagoa de Cima / Reprodução InterTv RJ
Um flagrante de quadriciclos trafegando irregularmente foi feito nesta semana, na região de Lagoa de Cima, em Campos. A infração causou espanto nos frequentadores, que disseram que não foi a primeira vez que aconteceu. Recentemente, a Folha mostrou um carro dentro da água e circulando também pela faixa de areia também na lagoa da planície goitacá. 
Vídeo:
Esse tipo de circulação não é permitido por lei, além de gerar preocupação entre moradores que alertaram a situação para que nenhum imprevisto possa acontecer. Para os frequentadores, esse tráfego irregular implica tanto os riscos de acidente quanto os danos ao meio ambiente.
"É visível que pode haver destruição dos habitats de animais, além da erosão, que são danos significativos ainda poder ser considerada um crime ambiental sujeito a multas e apreensão do veículo", disse Andressa Madeira. 
"Frequento essa área e já observei veículos trafegando na faixa de área. Eles passam normalmente e chamam a atenção das pessoas. Espero que haja uma fiscalização, pois um acidente pode acontecer e alguém se machucar feio", enfatizou Carlos Eduardo Fontes.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura para saber mais sobre os quadriciclos na areia. Em nota, a Prefeitura informou que a Guarda Civil Municipal não foi acionada para verificar essa questão, mas que "mantém um patrulhamento preventivo constante no local, com a chegada das altas temperaturas, a fiscalização vai ser intensificada".
O órgão também ressaltou a importância de informar a Guarda através do número (22) 98102-0185, onde a população pode encaminhar as denúncias. "As imagens mostradas se enquadram tanto na infração de trânsito quanto em crime ambiental", finaliza a nota.
Lei
A condução de veículos como quadriciclos em áreas de preservação ambiental, como é o caso da faixa de areia da lagoa, configura infração sujeita a multa, pontos na carteira de habilitação e até mesmo enquadramento como crime ambiental.
Outro caso
Uma câmera de segurança mostrou o momento em que um carro passava pela água e faixa de areia na Lagoa de Cima, em Campos. A imagem mostra o perigo aos banhistas, além de ser um crime ambiental. A imagem ainda mostra o flagra do veículo fazendo o percurso irregular quando trafegava na água e, depois de algum tempo, saiu em disparada pela areia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS