Quissamã lidera a alfabetização entre municípios da região da Bacia de Campos
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que somente 8 dos 15 municípios da região da Bacia de Campos atingiram a meta de alfabetização de alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental em 2024. Iguaba Grande, nas Baixadas Litorâneas, e Quissamã, no Norte Fluminense, dividem a liderança, com mais 70% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental alfabetizados na idade certa (até 7 anos), conforme estipulado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic).
Estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), a meta é calculada no contexto do Indicador Criança Alfabetizada, que revela o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental com o padrão nacional de alfabetização, estipulado pela pesquisa Alfabetiza Brasil. O indicador é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O levantamento, divulgado em primeira mão pelo Folha 1, foi coordenado pelo geógrafo, estatístico e cientista de dados William Passos. De acordo com o levantamento, atingiram a meta estabelecida pelo MEC na região da Bacia de Campos: Iguaba Grande, Quissamã, Rio das Ostras, Carapebus, São João da Barra, Arraial do Cabo, Conceição de Macabu e Araruama. Não atingiram a meta estabelecida pelo MEC: Búzios, Macaé, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, São Francisco de Itabapoana e Campos, que segura a lanterna.
Alfabetização 2024
Até o 2º Ano do Ensino Fundamental
1º - Iguaba Grande 70,72% (atingiu a meta: 65,34%)
Alfabetização 2024
Até o 2º Ano do Ensino Fundamental
1º - Iguaba Grande 70,72% (atingiu a meta: 65,34%)
2º - Quissamã 70,11% (atingiu a meta: 68,46%)
3º - Rio das Ostras 68,67% (atingiu a meta: 68,13%)
4º - Búzios 68,56% (não atingiu a meta: 69,27%)
5º - Carapebus 59,54% (atingiu a meta: 55,79%)
6º - Macaé 59,46% (não atingiu a meta: 63,19%)
7º - Casimiro de Abreu 58,33% (não atingiu a meta: 59,09%)
8º - São João da Barra 58,22% (atingiu a meta: 56,73%)
9º - Cabo Frio 55,08% (não atingiu a meta: 58,80%)
10º - Arraial do Cabo 58,05% (atingiu a meta: 55,35%)
11º - Conceição de Macabu 56,17% (atingiu a meta: 54,71%)
12º - Araruama 55,89% (atingiu a meta: 55,66%)
13º - São Pedro da Aldeia 55,74% (não atingiu a meta: 60,17%)
14º - São Francisco de Itabapoana 47,47% (não atingiu a meta: 49,36%)
15º - Campos dos Goytacazes 38,33% (não atingiu a meta: 45,10%)
Fonte: Inep / Tabulação: William Passos
Para o coordenador do levantamento, a meta é ter 80% das crianças alfabetizadas até os 7 anos em 2030 em todos os municípios brasileiros, o que explica a necessidade de aprofundamento da compreensão dos resultados, do intercâmbio de experiências e do reforço da colaboração entre governo federal, estados e municípios.
Para o coordenador do levantamento, a meta é ter 80% das crianças alfabetizadas até os 7 anos em 2030 em todos os municípios brasileiros, o que explica a necessidade de aprofundamento da compreensão dos resultados, do intercâmbio de experiências e do reforço da colaboração entre governo federal, estados e municípios.
— A meta estabelecida pelo MEC é a de que, em 2030, 80% das crianças brasileiras cheguem aos 8 anos alfabetizadas. Entretanto, para que este importante resultado seja alcançado é fundamental que estados e municípios invistam em inteligência de dados e reforcem seus quadros técnicos, a fim de compreenderem de maneira mais profunda onde exatamente devem melhorar. Por outro lado, o intercâmbio de experiências é fundamental, para que estados e munícipios com menor sucessos na alfabetização aprendam com aqueles que têm conseguido alfabetizar mais crianças com até 7 anos de idade. E, finalmente, tanto o MEC deve incentivar quanto as redes de ensino devem valorizar a aproximação entre as secretarias de educação, a fim de ampliar a colaboração e o alinhamento das ações entre governo federal, estados e municípios — destacou William.
Definição de alfabetização
Para chegar ao resultado da pesquisa, o Inep consultou professoras de alfabetização e especialistas da área para compor a definição de alfabetização para fins do levantamento. Assim, considerando um "padrão associado a habilidades básicas de leitura e de escrita que foram desenvolvidas por um estudante alfabetizado, próximo do que é, hoje, estabelecido pelos sistemas de avaliação de estados e municípios", foram considerados alfabetizados os alunos que:
• Leem pequenos textos, formados por períodos curtos e localizam informações na superfície textual.
• Produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos.
• Escrevem, ainda, com desvios ortográficos, textos que circulam na vida cotidiana para fins de uma comunicação simples: convidar, lembrar algo, por exemplo.
Definição de alfabetização
Para chegar ao resultado da pesquisa, o Inep consultou professoras de alfabetização e especialistas da área para compor a definição de alfabetização para fins do levantamento. Assim, considerando um "padrão associado a habilidades básicas de leitura e de escrita que foram desenvolvidas por um estudante alfabetizado, próximo do que é, hoje, estabelecido pelos sistemas de avaliação de estados e municípios", foram considerados alfabetizados os alunos que:
• Leem pequenos textos, formados por períodos curtos e localizam informações na superfície textual.
• Produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos.
• Escrevem, ainda, com desvios ortográficos, textos que circulam na vida cotidiana para fins de uma comunicação simples: convidar, lembrar algo, por exemplo.