Maria Laura Gomes
23/07/2025 16:01 - Atualizado em 23/07/2025 17:45
Divulgação
Produtores rurais de Campos denunciam o despejo de esgoto no Canal Cacomanga, que passa por limpeza há cerca de um mês por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Campos, através da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, a Coagro e a Associação Norte Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan).
Segundo Tito Inojosa, presidente da Asflucan, o esgoto estaria saindo de um valão ligado a um condomínio da região e caindo diretamente no canal. “O volume de esgoto está entrando aqui e matando os peixes todos. Você limpa, e com dois, três meses volta tudo. Esse canal não tinha limpeza há mais de 30 anos”, afirmou Tito, que também é produtor rural.
Divulgação
O canal, com mais de quatro quilômetros de extensão, é um dos principais corredores de escoamento de águas pluviais do município. Ele se estende desde a margem do Rio Paraíba do Sul, corta a RJ-158, segue até a BR-101 e deságua no Ururaí, alcançando a Lagoa Feia. “É praticamente uma vala de esgoto”, diz Tito, alertando para os impactos ambientais no ecossistema local.
Em nota, a Águas do Paraíba informou que está desenvolvendo estudos de viabilidade para a implantação da rede pública de coleta de esgoto na região mencionada do Canal Cacomanga. "Dessa forma, eventuais lançamentos podem estar associados a ligações irregulares”, disse a concessionária de água e esgoto do município.
Em nota, a Prefeitura de Campos disse que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade não recebeu nenhum tipo de denúncia sobre mortandade de peixes denunciada pelo produtor rural. O órgão ainda reforçou a importância de ligar para os canais oficiais do município. Foi disponibilizado o seguinte contato: 22 98175 0207.