CBMERJ celebra 169 anos de "vida alheia e riquezas salvar"
Hoje, 2 de julho, o Corpo de Bombeiros celebra mais um ano de atuação. São 169 anos de história. Muitas comemorações foram avistadas. A cidade de São Fidélis também contemplou essa festa do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), com uma alvorada.
Todos os anos, nesta mesma data, as viaturas do Corpo de Bombeiros percorrem as principais ruas da cidade, homenageando os profissionais da área que arriscam, diariamente, suas vidas em prol de outras.
História
Fundado em 2 de julho de 1856, por determinação do imperador Dom Pedro II, o Corpo de Bombeiros nasceu da necessidade urgente de proteger a então capital do império de constantes e devastadores incêndios.
Naquela época, o Rio de Janeiro, com seus casarões de madeira e ruas estreitas, era um cenário vulnerável às chamas. Sensível às necessidades da população e inspirado nos modelos europeus, Dom Pedro II, conhecido por ser atento ao avanço da ciência e da organização social, assinou o decreto que criava o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil.
O Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, como foi chamado inicialmente, recebeu os primeiros equipamentos da Europa.
Ao longo do tempo, o CBMERJ se modernizou, acompanhou o crescimento da cidade e do estado, ampliou suas atribuições e se consolidou como instituição fundamental para a segurança pública e proteção civil.
Fonte da história: Ascom CBMERJ