Maria Laura Gomes
05/06/2025 18:05 - Atualizado em 05/06/2025 18:05
Divulgação
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) promoveu uma reunião na manhã desta quinta-feira (5) com representantes da gestão municipal para elaborar uma nova portaria que regulamenta a circulação de caminhões com mais de quatro eixos no perímetro urbano de Campos. O encontro aconteceu na sede do IMTT, em resposta à decisão judicial da juíza Helenice Rangel Gonzaga, da 3ª Vara Cível de Campos, que autorizou o tráfego desses veículos na cidade.
A decisão, proferida na noite de quarta-feira (4), atendeu a um pedido feito pelo Complexo do Porto do Açu, após a publicação de uma portaria do próprio IMTT que proibia a circulação de caminhões com mais de quatro eixos em ruas urbanas. Ainda na manhã de quarta, caminhoneiros protestaram pelas ruas da cidade contra a restrição, passando por vias como a Avenida 28 de Março, além de áreas próximas à Prefeitura.
A reunião desta quinta contou com a presença do presidente do IMTT, Álvaro Oliveira; o vice-presidente do órgão, Davi Bonates; o subsecretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Mansur; o comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino; o diretor de Projetos do IMTT, Paulo Dias; o diretor jurídico Renato Manhães; além dos subprocuradores gerais do município, Bruno Azeredo Gomes e Luiz Francisco Boechat.
O objetivo do encontro foi alinhar um novo planejamento para definir regras, trajetos e horários que deverão ser seguidos pelos veículos de carga que vêm de fora da cidade e que têm como destino o Porto do Açu.
— Convocamos essa reunião de imediato para que possamos dar cumprimento à decisão judicial da melhor forma para o município, trabalhando para reorganizar o trânsito e o fluxo de veículos no perímetro urbano até que a Estrada dos Ceramistas seja entregue pelo DER-RJ. Aguardamos que o novo prazo informado pelo órgão estadual, para o fim do mês de junho, seja cumprido — declarou Álvaro Oliveira.
A nova portaria, segundo o IMTT, será publicada nos próximos dias e divulgada oficialmente assim que for finalizada.