Um homem com mandado de prisão em aberto por tráfico e associação ao tráfico foi preso, nessa terça-feira (27), em Campos, após ser reconhecido pelo sistema de reconhecimento facial do Governo do Estado. Implantado com sucesso nas câmeras urbanas, o sistema, agora, também está funcionando nos celulares dos policiais militares. Essa foi a primeira prisão efetuada por meio do sistema de biometria facial portátil.
Durante patrulhamento na rodovia estadual, uma equipe do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) abordou um homem que estava em local utilizado para venda de drogas, na Estrada do Poço Gordo. O suspeito, que não portava nada de ilícito, apresentou identificação falsa.
Ao ser submetido ao sistema de reconhecimento facial, por meio do aplicativo instalado na câmera do celular do policial, ficou constatado que se tratava de Bruno de Souza, um criminoso com mandado de prisão em aberto por tráfico e associação ao tráfico. As informações reveladas pelo sistema portátil foram confirmadas por policiais civis da 134ª DP (Campos dos Goytacazes), onde o criminoso ficou preso.
— Essa é mais uma ferramenta proveniente do nosso investimento em tecnologia, para ampliarmos a segurança em todo o estado do Rio. É um grande aparato que inclui as câmeras operacionais portáteis usadas pelos policiais, as câmeras urbanas com software de reconhecimento facial e leitura de placas, aplicativos, enfim, o que há de mais moderno para garantir a segurança da nossa população e dos nossos policiais. Vamos continuar investindo fortemente nessa área — destacou o governador Cláudio Castro.
Inaugurado no Réveillon de 2024, o sistema de reconhecimento facial já possibilitou a prisão de 527 pessoas com mandados de prisão em aberto.