Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda para grupos prioritários
/
Valquíria Azevedo
Começa, nesta segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação de 2025 contra Influenza, realizada em etapa única para os grupos prioritários, que inclui o público-alvo da rotina e do grupo especial. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campos estão preparadas para o atendimento, que ocorrerá em 39 salas de vacinação distribuídas pelo município, além do Vacina Drive que atenderá exclusivamente seu público. No dia 10 de maio acontece o Dia D de Mobilização. Neste ano, a meta é imunizar 90% da população alvo da rotina, que são crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade, que juntos totalizam 136.837 pessoas.
A abertura oficial da vacinação será às 10h no Centro Municipal de Imunização, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Gil de Góis, 157, no Centro. A estimativa populacional, somando todos os grupos prioritários, é de 198.013. Os locais e horários de vacina podem ser conferidos no final do texto.
“A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa agora, no dia 7 de abril, coincide perfeitamente com as mudanças climáticas, então a gente alerta todo público-alvo para que busque, o mais rápido possível, as Unidades Básicas de Saúde. Recebemos uma primeira remessa de 13.800 doses da vacina e esperamos que possamos esgotá-las antes mesmo do findar da semana que vem porque o quanto antes a pessoa tiver imunizada, mais rapidamente ela vai adquirir anticorpos para estar protegida para o período de frente fria, para as mudanças climáticas, e para que ela possa se manter saudável”, disse a subsecretária geral de Saúde, Bruno Gonçalves.
O grupo especial, estimado em 61.176, a contagem será feita por doses aplicadas, devendo este grupo ser vacinado em sua totalidade, ou seja 100%. Ele é formado por trabalhadores dos Correios; trabalhadores da Saúde; puérperas (até 45 dias após o parto); professores do ensino básico e superior; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Para se vacinar, o usuário deve comparecer a uma das salas de vacinação com documento de identificação com foto, CPF, Cartão do SUS e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário, que deve ser documento funcional para os grupos profissionais atendidos, e laudo médico que comprove a condição.
Locais de vacinação com horários especiais:
- Centro Municipal de Imunização De segunda a sexta – 8h às 20h Sábados, domingos e feriados – 8h às 17h
- Vacina Drive De segunda a sexta – 8h às 17h (exclusivo por agendamento para pessoas atípicas, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção)
- Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) – 8h às 18h
Locais de vacinação de segunda a sexta, das 8h30 às 16h:
Centro Saúde de Guarus Clínica da Criança Clube da Terceira Idade Hospital São José Policlínica da Tapera UBS Baleeira UBSF Aldeia UBSF Carvão UBSF Conselheiro Josino UBSF Custodópolis UBSF Dores de Macabu UBSF Eldorado UBSF Félix Miranda UBSF IPS UBSF Jamil Ábido UBSF Lagamar/Farol de São Tomé UBSF Lagoa de Cima UBSF Morro do Coco UBSF Palmares UBSF Parque Imperial UBSF Parque Prazeres UBSF Parque Rodoviário UBSF Patronato São José UBSF Penha UBSF Poço Gordo UBSF Ponta da Lama UBSF Quilombo UBSF Rio Branco UBSF Santa Cruz UBSF Santa Maria UBSF Saturnino Braga UBSF Sentinela do Imbé UBSF Tocos UBSF Turf Club UBSF Venda Nova UPH Travessão UPH Ururaí