Campos recua e afirma que exigência de passaporte de vacina está sob análise
- Atualizado em 26/01/2022 08:37
Sede da secretaria de Educação de Campos
Sede da secretaria de Educação de Campos / Divulgação
O ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino de Campos terá início no dia 7 de fevereiro e, apesar de o prefeito Wladimir Garotinho; o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano; e o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, terem afirmado em entrevistas ao Folha no Ar que o passaporte de vacina seria exigido para que os alunos possam ingressar nas escolas, a secretaria de Educação informou ontem que essa exigência ainda está sendo analisada.
De acordo com a Educação, a previsão é para que o ano letivo de 2022 tenha início no modelo presencial na rede municipal de ensino, a depender do quadro epidemiológico na cidade. “Para isso, é fundamental que o processo de imunização contra a Covid-19 ocorra na maior brevidade possível. A secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia continuará seguindo as recomendações e orientações das autoridades de saúde para a execução do planejamento proposto no calendário letivo, e promoverá um trabalho de conscientização a respeito da imunização, pois há cerca de 15 mil adolescentes ainda não vacinados em Campos. Além desses, aproximadamente 49 mil crianças com idades entre 5 e 11 anos estão elegíveis para receberem a vacina. O objetivo é prezar pela segurança dos estudantes e profissionais do ensino, além de retomar a aprendizagem da melhor forma possível”, diz a nota da secretaria.
— Em paralelo, a secretaria continua preparando as unidades escolares do ponto de vista estrutural. Cerca de 70 unidades estão com manutenção em execução. Outras duas unidades estão recebendo reformas. Mais oito unidades já tiveram o contrato assinado e as reformas terão início na próxima semana. Além disso, outras dezenas estão em fase de assinatura de contratos para início da manutenção nos próximos dias — destacou o secretário municipal de Educação, Marcelo Feres.
O Calendário Escolar para este ano, que tem previsão de término no dia 16 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial do município. Ao todo, serão 206 dias letivos, garantindo o cumprimento do mínimo de dias letivos determinado em lei, de acordo com Marcelo Feres.
A secretaria divulgou o resultado da pré-matrícula para o ano letivo de 2022 no dia 12 de janeiro. Os pais ou responsáveis devem efetuar a confirmação da matrícula até 31 de janeiro, na própria escola ou creche onde os filhos foram alocados, das 7h às 17h, munidos dos documentos e comprovante de inscrição exigidos no processo da pré-matrícula. No caso das unidades que também funcionam com Educação de Jovens e Adultos (EJA), o horário de atendimento será estendido até as 20h.
— Para saberem para qual unidade os estudantes foram alocados, os responsáveis devem acessar o mesmo site onde realizaram o cadastro de pré-matrícula. O não comparecimento para a confirmação e efetivação da matrícula no período determinado corresponderá à desistência da vaga. E, neste caso, o responsável deverá dirigir-se à sede da secretaria de Educação para que o aluno seja encaminhado para a unidade escolar mais próxima que possua vaga — explicou o secretário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS