Villa Maria sediará III Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural nesta semana em Campos
- Atualizado em 27/10/2025 13:20
Casa de Cultura Villa Maria
Casa de Cultura Villa Maria / Alex de Azevedo
A Casa de Cultura Villa Maria sediará, entre os dias 29 e 31, o III Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural, em Campos. Realizado pela Diretoria de Cultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), o evento vai receber órgãos importantes no segmento, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (FMIS-RJ). A abertura acontece às 9h dessa quarta-feira (29).

Com a temática “Sons ancestrais, futuros possíveis: ofícios, poéticas e valorização cultural”, o encontro propõe um espaço de debate e reflexão sobre a riqueza e a complexidade das expressões culturais da região. Com foco na valorização da diversidade cultural, a iniciativa reconhece o patrimônio em suas múltiplas dimensões — material e imaterial — como elemento essencial na construção das identidades locais e regionais. A proposta parte da compreensão de que os saberes não se restringem ao conhecimento acadêmico, mas se expandem aos saberes tradicionais, populares e ancestrais, oriundos de diferentes comunidades.

Durante a Cerimônia Institucional de Abertura, que acontece na quarta-feira (29), às 18h, serão selados dois importantes acordos de cooperação técnica da Diretoria de Cultura da Uenf, com o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e com o Iphan.

— A ideia é construir um plano de trabalho para transformar a Villa Maria em uma extensão do MIS-RJ e em um uma casa de patrimônio no interior do Estado. São acordos muito importantes para nós, que estamos muito empenhados nessa questão do patrimônio cultural da região. É um passo importante para dar mais solidez e fortalecer ainda mais as nossas ações — destaca o diretor de Cultura da Uenf e diretor da Villa Maria, Giovane Nascimento.

Segundo Giovane, o evento vai reunir pesquisadores, mestres da cultura popular, e estará aberto à própria comunidade local interessada na preservação do patrimônio cultural da região.

— É um evento gratuito e nós contamos muito com a participação de todos. O encontro vai reunir ainda órgãos ligados à preservação do patrimônio na cidade, como o Museu Histórico, o Arquivo Público Waldir Pinto de Carvalho, Instituto Histórico e Geográfico, além da Uenf e o Iff, responsáveis diretos pela organização — afirma.

Para conhecer a programação completa do evento e realizar as inscrições para participação, basta acessar o seguinte link.

Com informações da assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS