O Papa Leão XIV tem um olhar atento para os jovens
O Pontífice recebeu, nesta quinta-feira (15), no Vaticano, membros do Instituto Irmãos das Escolas Cristãs, os Lassalistas, por ocasião dos 300 anos da Bula In apostolicae dignitatis solio (1725), que aprovou, então, o Instituto e sua Regra, e dos 75 anos da proclamação de São João Batista de La Salle como padroeiro dos educadores (1950).
O Santo Padre ainda destacou a atualidade do carisma e a dedicação à formação dos jovens com entusiasmo e sacrifício. Neste encontro, o Pontífice refletiu sobre dois pontos que são essenciais: a atenção à atualidade e a dimensão ministerial e missionária do ensino, diz o seguinte:
“Os jovens do nosso tempo, como os de todas as épocas, são um vulcão de vida, energia, sentimentos e ideias. Isso se vê pelas coisas maravilhosas que sabem fazer em diversas áreas. No entanto, eles também precisam de ajuda para fazer com que tanta riqueza cresça em harmonia e para superar o que, mesmo de forma diferente do passado, ainda pode impedir seu desenvolvimento saudável”.
O Papa Leão XIV disse que ainda hoje existem obstáculos a enfrentar. Porém, basta pensar no isolamento provocado por modelos relacionais desenfreados, cada vez mais marcados pela superficialidade, pelo individualismo e também pela instabilidade emocional; na difusão de modelos de pensamento enfraquecidos pelo relativismo; na prevalência de ritmos e estilos de vida em que não há espaço suficiente para a escuta, a reflexão e o diálogo, na escola, na família, por vezes entre os próprios da mesma idade, com a consequente solidão, e ainda complementou:
“Trata-se de desafios exigentes, mas também nós, como São João Batista de La Salle, podemos fazer deles trampolins para explorar caminhos, desenvolver instrumentos e adotar novas linguagens, ajudando-os e estimulando-os a enfrentar com coragem cada obstáculo para darem o melhor de si na vida, segundo os desígnios de Deus”.
Portanto, Leão XIV ainda falou sobre o ensino como missão e ministério, vivenciado por irmãos consagrados como leigos educadores. Ele encorajou o crescimento de vocações lassalistas e a valorização do carisma da educação como expressão do batismo e da missão evangelizadora da Igreja.
Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs
São conhecidos como Irmãos de La Salle ou irmãos Lassalistas, é uma congregação religiosa de irmãos leigos. Foi fundada por São João Batista de La Salle. Essa congregação se dedica à educação e evangelização, com foco especial nos mais necessitados da sociedade.