Dia Mundial de Conscientização do Autismo com ação no Jardim São Benedito
- Atualizado em 01/04/2022 20:47
Neste sábado (02), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data tem por objetivo difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, desse modo, reduzir o preconceito que ainda cerca as pessoas por ele afetadas. Em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Serviço Social, passou a emitir, em setembro do ano passado, a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA).
Desde então, segundo a assessora chefe do Serviço Social, Márcia Cristina Ferreira Silva Amaral, o setor já cadastrou mais de 300 portadores de TEA. Um dos cadastros feito foi do filho do servidor público, João Elias Waked Neto, 35 anos. João descobriu que o filho era portador do transtorno, quando a criança, hoje com 4 anos de idade, tinha 1 ano e 10 meses.
“Além de pronunciar poucas palavras e com dificuldade, ele só andava na ponta dos pés e ficava obcecado por objetos girando, como ventilador”, afirmou ele, destacando que, a partir das terapias indicadas para o tratamento, o filho tem tido um bom desenvolvimento. “Já está aprendendo a ler”, disse o pai.
Para João, a data que celebra o dia de conscientização do autismo deveria não só chamar a atenção da sociedade para a causa, mas combater o preconceito e a discriminação que ainda são obstáculos para quem sofre com o transtorno.
Cristina disse que neste sábado, a equipe do Serviço Social estará no Jardim São Benedito, das 9h às 13h, para participar de um evento que visa levar informações sobre os direitos daqueles que possuem o diagnóstico de autismo. “Recebemos o convite para estar nesse evento e vamos aproveitar para cadastrar aqueles que ainda não possuem a carteira”.
A CMIA beneficia o portador de TEA, pais e parentes quanto ao estacionamento em vagas destinadas a deficiente físico e idoso demarcadas no município, além de dar direito à gratuidade (passe livre) e preferência em assentos no transporte público. Para solicitar a carteira, a pessoa pode comparecer à sala da Coordenação de Serviço Social, das 8h às 16h, ou agendar o atendimento por meio do número (22) 98179-4544, de segunda a sexta-feira.
O responsável deverá apresentar os seguintes documentos: cópia do RG e CPF (maior de 12 anos) ou certidão de nascimento do portador de TEA; foto ¾; cópia do comprovante de residência; caderneta de vacinação (quando for menor de 18 anos); relatório com laudo médico; e cópia do RG e CPF do responsável. O tipo sanguíneo é opcional, segundo Cristina. A sala da Coordenação de Serviço Social funciona no Centro de Saúde, anexo ao prédio da secretaria de Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS