Programa Juventude Empreendedora promove encontro presencial
- Atualizado em 01/04/2022 18:49
Depois de quase três meses de capacitação virtual, os jovens empreendedores de São João da Barra e região, selecionados para o Juventude Empreendedora, vão participar do primeiro encontro presencial do programa, promovido pela Porto do Açu e Cieds, em parceria com Sebrae, Microlins e prefeitura de São João da Barra. A atividade, que será realizada no Cine Teatro municipal, neste sábado (02), unirá o grupo para um bate-papo inspiracional e realização de dinâmicas estimulando a interação, a criatividade e a inovação dos pequenos empreendedores.
A iniciativa de apoiar o jovem empreendedor, inserindo-os num processo de formação no qual desenvolvem competências e habilidades para potencializar o impacto de suas ideias e negócios no território em que estão inseridos, está em linha com as ações de Sustentabilidade da Porto do Açu e com o compromisso da empresa de viabilizar o desenvolvimento da comunidade do entorno do complexo portuário.
Engenheiro em formação, o sanjoanense Admar Ribeiro, já conta com seu próprio negócio de produção, venda e entrega de polpas de frutas e sucos naturais e está animado com o que vem aprendendo: “Essa parceria é de extrema importância para a região e um grande incentivo para todos que desejam “andar com as próprias pernas”. Muitas ideias podem ser aproveitadas e atender até o próprio Porto, quem sabe? Nossa terra é cheia de incríveis empreendedores que só estão esperando a oportunidade de mostrar o que vierem fazer e fazer muito bem”, ressalta.
“Como maior projeto de infraestrutura do Estado, entendemos que criar oportunidades para os jovens faz parte do nosso compromisso. O apoio ao Juventude Empreendedora é uma forma de viabilizar a inserção produtiva da juventude, contribuindo também para a geração de negócios sustentáveis na comunidade que nos cerca”, afirma Wanderson Sousa, gerente de Relacionamento com a Comunidade da Porto do Açu Operações.
Através de uma formação de 8 meses, o programa capacita os jovens para que possam administrar seus negócios, gerando opção viável de renda e de impacto social. Nesta primeira edição em São João da Barra, o programa contou com mais de 200 inscritos e 50 empreendedores selecionados, que estão em qualificação no modelo híbrido. Ao final, ainda terão a oportunidade de ingressar na rede do Juventude Empreendedora, com formação continuada e networking com outros empreendedores do Estado do Rio de Janeiro.
"O empreendedorismo tem sido uma ferramenta valiosa para os jovens, sendo um meio de alcançarem seus objetivos profissionais através do olhar inovador do mercado de trabalho", diz Karla Caputi, vice-prefeita de São João da Barra.
O programa é reconhecido como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil e iniciou suas atividades em 2017, desde então já recebeu mais de 2.600 inscrições e capacitou 300 jovens empreendedores. Ao longo dos 4 anos de iniciativa, foram investidos mais de 200 mil reais em negócios. Em 2022, através da união do Cieds e da Porto do Açu, o programa está sendo realizado para impactar e mudar a vida de jovens de São João da Barra e região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS