Campos entre os melhores municípios em saneamento do Estado do Rio
24/03/2022 22:21 - Atualizado em 24/03/2022 22:23
Campos dos Goytacazes
Campos dos Goytacazes / Carlos Alves/Divulgação
Mais uma vez, Campos é confirmado entre os três melhores municípios do Estado do Rio em saneamento, além de ser reconhecido entre os 40 maiores e melhores municípios do Brasil em serviços de água e de esgoto. O reconhecimento e atestado de excelência é do credibilizado e isento Instituto Tratta Brasil, no Ranking Nacional de Saneamento de 2022, com base em dados do Serviço Nacional de Informações de Saneamento (SNIS).
Divulgado nacionalmente no Dia Mundial da Água (22 de março), Campos teve reconfirmada a posição de terceiro melhor município em saneamento entre as maiores cidades doo Estado do Rio de Janeiro, abaixo apenas de Niterói (1º lugar) e Petrópolis (2º lugar). Nos três municípios, os serviços de água e de esgoto são realizados por empresas integrantes do Grupo Águas do Brasil.
Em Campos, a empresa Águas do Paraíba opera o sistema desde 1999. Já investiu mais de R$ 800 milhões em saneamento. E garante água de qualidade e em quantidade para mais de 98 por centro da população e coleta e tratamento de esgoto para mais de 93%, rumo à universalização com obras que continuam sendo realizadas.
O município dispões de nove Estações de Tratamento de Esgoto, um recorde no Norte e Noroeste Fluminense. Além das nove ETEs, o sistema de coleta e tratamento de esgoto também é formado por mais de 1.000 quilômetros de interceptores e redes subterrâneas, além de 232 Estações Elevatórias de Esgoto, monitorados 24 horas por dia por um dos mais modernos centros de controle de operações do Brasil.
Ranking do Instituto Trata Brasil
A excelência desses serviços acaba de ser ratificada na 14ª edição do ranking, publicado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A avaliação visa apresentar quais são os desafios que o país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.
Em nível nacional, o estudo e análise demonstra que 35 milhões de pessoas continuam sem acesso à água tratada. E quase e 100 milhões de brasileiros também não tem coleta de esgoto. Os dados do SNIS apontam que o país ainda tem dificuldade com o tratamento do esgoto, do qual somente 50% do volume gerado são tratados – isto é, mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.
Concessionárias do Grupo Águas do Brasil
"Nossa posição no ranking com as concessionárias de Niterói, Petrópolis e Campos nas três primeiras colocações do estado reflete a seriedade do trabalho e o volume de investimentos que levou aos altos índices de saneamento nestes municípios. Ao vencer a concessão do Bloco 3, o Grupo Águas do Brasil pretende garantir o acesso à água e à coleta e tratamento de esgoto à população de toda a Zona Oeste e de mais 20 municípios do interior", declarou a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Marilene Ramos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS