Recomendações?!
24/11/2021 19:59 - Atualizado em 27/11/2021 05:37
 
Muito me preocupa recomendações apresentadas por muitos profissionais de saúde, no que se relaciona a atividade física, o exercício físico, o movimento.
Por vezes, apesar de respeitar as disciplinas que nos são comuns - eu como educador físico - ainda tenho dificuldade em aceitar certos aconselhamentos, em especial quando não se é de uma determinada área de conhecimento.
Com isso não quero dizer que me isolo na minha ilha, muito pelo contrário, gosto de aprender com os profissionais que são bem sucedidos, sob o ponto de vista de alinhar a ciência à prática ou a prática com muita ciência.
O que me incomoda de fato, são as verdades absolutas, proferidas por alguns e sem ter a anuência de outros que circundam a grande roda do conhecimento, da academia.
Um exemplo interessante e que não se encerra por aqui - não tenho a pretensão disto - diz respeito à máxima do ganhar massa magra com exercícios de Força em detrimento das atividades aeróbias.
Os exercícios de Força, ou ainda, os exercícios Contra-Resistidos, numa abordagem científica, se mostram de fato fundamentais, sob vários aspectos, onde escrevo uma pequena parte nos exemplos abaixo.
Melhora da Força (tudo é força); saúde óssea; saúde muscular; articular; tendínea; proporciona melhores funções, desde atividades do cotidiano até uma maior juventude de todo o organismo; melhora a síndrome metabólica e seus fatores de risco e etc. Importante entender que a predominância do oxigênio nas atividades Anaeróbias é menor em relação a atividade Aeróbia, mas jamais com ausência total, como muitos possam acreditam.
Já os exercícios Aeróbicos ou Aeróbios - também numa abordagem científica - proporcionam ganhos de todo o sistema celular que rege o metabolismo com a presença de maior percentual de oxigênio como combustível principal; melhora também a síndrome metabólica e seus fatores de risco; a saúde óssea; muscular; articular e tendínea e etc. Parecidos, né?
Em conclusão deste estudo (aqui), os resultados corroboram a posição do American College of Sports Medicine, que indica a importância de programas abrangentes de exercícios para idosos que incorporem componentes cardiovasculares e de treinamento de força. Além disso, esses dados sugerem que adultos mais velhos aparentemente saudáveis que participam de programas de treinamento combinados não prejudicam os ganhos de força potenciais que poderiam ser alcançados apenas com o treinamento de força.
Por último, e talvez mais importante, esses dados sugerem que o treinamento combinado é de valor significativamente maior do que o treinamento cardiovascular ou de força sozinho no que diz respeito à otimização de certos aspectos da aptidão funcional.
Então, como assim somente exercícios de Força é recomendado no cardápio do movimento de qualquer grupo etário?
Façamos um exercício mental: imaginem nossos antepassados levantando só árvores e não conseguindo correr. Ficariam sem comida e seriam um apetitoso alimento para os seus predadores. E talvez nem estivéssemos aqui para refletir sobre isso.
Ah, sobre o prazer, sobre a liberacão de beta-endorfinas, todas produzem, mas o que seria a vida sem as escolhas de cada um, sem a sua fruta preferida, sem cor que te atrai... 
Por curiosidade, vamos a definição da palavra Aeróbio, que vem do grego aér, aéros = ar + grego bíos, ou = vida - como podemos ler, pois o próprio nome tem o significado: ar da vida. E como posso recomendar retirar das pessoas a Vida e o Ar? 
Fontes: aqui e aqui
Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]