Campos anuncia vacinação de trabalhadores da limpeza pública e do transporte
- Atualizado em 28/06/2021 19:58
Na próxima semana, a Secretaria de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), vai vacinar contra a Covid-19 os trabalhadores da limpeza urbana e do transporte público. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) pelo prefeito Wladimir Garotinho. "Chegou a vacina, a gente aplica. É Campos no rumo certo", disse o prefeito, destacando que, no caso do transporte, todos serão vacinados, sejam eles, rodoviários, taxistas ou aqueles que fazem transporte alternativo, desde que estejam cadastrados no Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).
A iniciativa do prefeito reforça a medida que a Subpav pretende adotar, que é a de acelerar a vacinação por faixa etária contra a Covid de pessoas fora dos grupos prioritários. Segundo o subsecretário da Subpav, Charbell Kury, o município segue vacinando por faixa etária e a ideia é avançar em ordem decrescente por idade até que toda a população acima de 18 anos esteja vacinada.
“Percebemos que a vacinação por idade é hoje a melhor estratégia a ser adotada. Esse pensamento, inclusive, é compactuado pelo Ministério da Saúde, que nas pautas das reuniões ministeriais já acena com a possibilidade de concluir a vacinação dos trabalhadores do transporte e da limpeza pública e depois adotar outra estratégia que é avançar na imunização por faixa etária”, disse Charbell.
Ele explicou que a Covid não é mais uma doença segmentada, ou seja, exclusiva de grupos prioritários. “O vírus é um parasita e atinge pessoas vulneráveis. Quando a pessoa está vacinada, o vírus, para sobreviver, acaba se alojando em pessoas que na teoria são saudáveis. Por isso, temos observado o aumento das mortes entre os mais jovens e em indivíduos aparentemente saudáveis, já que o vírus faz mutações e se torna mais agressivo”.
Charbell reforçou a importância das pessoas tomarem a segunda dose da vacina. “Nenhuma vacina imuniza 100%, mas garante proteção máxima que cada dose pode oferecer”, disse ele, destacando que a Subpav tem criado mecanismos para facilitar a imunização e lembrar às pessoas da segunda dose. “Quem não toma a vacina fica suscetível à infecção pelo vírus e isso é o que não queremos”.
Charbell disse não ser possível escolher qual vacina tomar. “Temos que utilizar a que estiver disponível, sem nenhum preconceito. A que tem para hoje é a que será aplicada”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS