Projeto de reinserção familiar se destaca em Campos
- Atualizado em 07/06/2021 19:06
Campos tem se destacado no planejamento e execução de ações voltadas para pessoas em situação de rua, apresentando aumento de 124%, comparado ao ano passado, no número de serviços prestados para essa população. Entre os projetos, através da secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, a reinserção familiar aparece com resultado positivo. A abordagem dos acolhidos é feita pela equipe do Centro Pop. Nos últimos meses, 13 atendidos por instituições assistenciais de Campos retornaram para suas famílias em diferentes cidades do país.
No último domingo (30), um dos usuários do programa, Allis Almeida, de 40 anos, retornou para Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Por conta da pandemia, já residindo em Campos, Allis contou que ficou desempregado e foi morar na rua. Ele foi acolhido na Casa de Passagem, um dos locais que atendem pessoas em desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou em trânsito e sem condições de auto sustento.
– Cheguei aqui, não consegui emprego. Fiquei em situação de rua. A casa de Passagem me acolheu. A Casa dá condições aos moradores de rua que vêm de outras cidades e não têm opção na vida. Aqui, ficamos longe dos vícios e podemos conseguir um trabalho. É um local de paz e tem uma participação imensa no meu retorno. Só peço uma coisa, não desistam das pessoas. Muito obrigado, Campos – disse Allis, acrescentando que o retorno será um verdadeiro recomeço de vida e que pretende trabalhar com o irmão na Bahia.
Em abril, José Ricardo dos Santos, de 52 anos, que é deficiente visual e estava morando desde setembro do ano passado no Lar Cidadão, outra instituição de acolhimento do município, retornou para a sua família em Italva. Antes de deixar a cidade, ele fez questão de falar sobre o acolhimento que recebeu: “Bebida é droga. A rua não oferece nada de bom. Feliz em ter ficado aqui dentro e poder voltar para minha casa. O trabalho da equipe e o acompanhamento foram fundamentais para o meu retorno. Quem espera sempre alcança. Só tenho a agradecer. Eu entrei aqui e não tinha nada, agora estou feliz”, finalizou.
Secretário de Desenvolvimento Humano e Social de Campos, Rodrigo Carvalho destaca a importância do trabalho integrado, além da humanização durante as ações nas ruas.
– Parabenizo a equipe da Proteção Social Especial, que não tem medido esforços para atender e entender as situações. As pessoas em situação de rua são consideradas invisíveis pela sociedade. Nosso objetivo é garantir o direito, a dignidade, e oferecer caminhos para dar autonomia para a reinserção social – enfatizou o secretário.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS