Campos atinge ápice de mortes em média móvel
Dora Paula Paes e Aldir Sales 17/04/2021 08:27 - Atualizado em 17/04/2021 11:20
A média móvel de mortes chegou a 10, no último dia 7 de abril, pela primeira vez e, desde então, não baixou desse patamar. Atualmente, está em 11 óbitos. Nunca se morreu tanto por Covid-19 em Campos, desde o ínicio da pandemia, em março do ano passado. Entre a morte pela doença e a “morte da economia”, nesta sexta-feira (16), o município instituiu, através de novo decreto, mais um pacote de flexibilizações. Dentre elas, a reabertura de restaurantes e bares até 22h. Neste fim de semana, por falta de vacina o processo de imunização também está suspenso.
Voltando aos números, com base no Boletim Covid -19 do município, a média móvel de casos da doença, teve aumento de 120% em 14 dias (período recomendado para avaliação pelos especialistas), passando de 70 para 154 casos por dia. Nesta sexta-feira foram registradas mais 33 confirmações positivas para o novo coronavírus, num total de 25.949 casos, desses 21.092 pessoas já estão recuperadas.
Na última segunda-feira (12), ocorreu o maior aumento diário de casos desde o início da pandemia, com 721 casos. Já a média móvel de mortes tem 57% de aumento em relação a 14 dias, passando de sete para 11 mortes diárias, em média. O aumento na média móvel chegou a ser de 100% na segunda (12) e terça-feira (13).
Ainda, nesta semana (segunda, terça e quarta), a média móvel de mortes chegou a marca de 12; o que foi a maior contagem desde o início da pandemia. Campos conta 1.009 óbitos, sendo quatro nas últimas 24 horas.
Linha de frente - Por outro lado, autoridades do governo municipal falam em acerto em sua estratégia conjugada de protocolos sanitários e vacinação (esta dependente das doses centralizadas e enviadas pelo Ministério da Saúde). O assunto foi debatido na reunião virtual do Gabinete de Crise Covid-19. O vice-prefeito, Frederico Paes, esteve no comando, nesta sexta, já que o prefeito Wladimir Garotinho se encontrava no Rio para conseguir mais insumos junto ao governo do Estado.
Segundo subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, o conjunto de ações já impactou na redução dos óbitos nas faixas de prioridade da imunização. Ele citou que em janeiro, na faixa etária de 70 anos ou mais, foram 29 mortes e agora, abril, apenas cinco mortes por Covid. “A primeira parte da guerra está sendo vencida aos poucos”, disse Kury, mas também disse temer uma quarta onda da doença.
Até o momento Campos já vacinou mais de 70 mil pessoas e abriu novos leitos para o tratamento de Covid, este ano, mas continua contando com a conscientização da população, fundamental para que a doença não se propague. “Tem sido uma dificuldade muito grande adquirir esses leitos, com o Brasil todo disputando equipamentos, insumos. Até domingo deverão ser abertos mais 10 leitos de UTI e mais 20 leitos de clínica médica no Centro de Combate e Controle ao Coronavírus (CCC), na Beneficência Portuguesa”, informou Frederico.
Restaurantes entram na lista para reabrir e salvar economia
O município de Campos descartou a necessidade de lockdown no fim de semana. A Prefeitura publicou novo decreto mantendo a fase vermelha e estabelecendo novas flexibilizações. As novas medidas passam a valer a partir de segunda-feira (19) e vale até o dia 25 (domingo).
O decreto permite a reabertura de restaurantes, bares e congêneres de segunda a sexta-feira, até às 22h, respeitando os protocolos “Regras da Vida”. Na quarta-feira (14), um grupo de empresários protestou pedindo a reabertura.
Fica determinado que as mesas deverão respeitar o número máximo de seis pessoas sentadas e respeitado o distanciamento social. Não será permitida a permanência de pessoas em pé no estabelecimento e nem o funcionamento do modelo self-service e/ou buffet, tendo em vista o alto risco de contaminação.
As autoridades de saúde reforçam que os cuidados de prevenção devem permanecer para evitar a disseminação da Covid-19, pois a situação ainda é grave no município, por isso, a permanência na fase vermelha.
Shoppings centers poderão funcionar das 10h às 20h de segunda a sexta-feira, ficando permitidas as atividades da praça de alimentação e dos quiosques de venda de alimentos. Academias e similares podem funcionar das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira, com uso obrigatório de máscara, álcool 70%.
Continua vedada a presença e o trânsito em vias e equipamentos públicos entre as 23h da noite e às 5h da manhã, exceto dos profissionais que atuam em serviços essenciais ou em situações de emergência. Também se mantém proibida a permanência na areia da praia, em cachoeiras, lagoas e rios, incluindo prática de esporte, banho e qualquer atividade econômica nestes locais.
Campos com mais de 100 mil doses de vacinas aplicadas
O município de Campos já aplicou até esta sexta-feira 101.119 doses de vacinas (77.119 primeira dose e 24.726 segunda dose). O Ministério Público também está atendo ao processo. A promotora Maristela Naurath, da 3º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos, esteve na quinta-feira (15), na Secretaria Municipal de Saúde, visitando o local de armazenamento das vacinas contra a Covid-19 e as de rotina. Além de Campos, ela já visitou o município de São Fidélis e ainda realizará inspeções nas cidades de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Já a Prefeitura de Campos confirmou, também na quinta-feira, a suspensão da vacinação contra a Covid-19 neste sábado (17) e domingo (18). A aplicação da segunda dose da Coronavac foi suspensa desde ontem, devido ao baixo estoque de imunizantes.
O risco de interrupção no calendário foi alertado pelo prefeito Wladimir Garotinho na quarta-feira (14), mas descartado pelo secretário municipal de Saúde, Aldesir Barreto, na manhã de quinta (15), ao receber novas doses distribuídas pelo Estado.
Ainda nesta sexta, começou a aplicação da 2ª dose da vacina Oxford/AstraZeneca dos profissionais de saúde e idosos que tomaram a primeira dose da vacina até o dia 28 de fevereiro. No posto ao lado do Hospital Plantadores de Cana (HPC), ontem, teve filas e reclamações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS