Alunos, técnicos e professores votam no segundo turno da eleição para reitor da Uenf
Paula Vigneron e Ícaro Barbosa 17/09/2019 10:21 - Atualizado em 20/09/2019 13:55
Alunos, professores e servidores técnicos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) iniciaram, 9h desta terça-feira (17), o último dia de votação do segundo turno à Reitoria da instituição de ensino. Os membros da comunidade acadêmica puderam escolher, até as 20h, entre as chapas 10 e 11, formadas, respectivamente, pelos professores Raúl Ernesto Lopez Palacio/Rosana Rodrigues e Carlos Eduardo de Rezende (Professor Carlão)/Juraci Aparecido Sampaio. Na primeira hora de votação, a movimentação foi mais intensa entre os servidores técnicos. O processo eleitoral aconteceu em salas localizadas no prédio da Reitoria. A eleição teve um total de 1911 votos válidos, sendo 254 votos de docentes, 439 votos de técnicos e 1218 de discentes.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, professor Sérgio Arruda de Moura, a adesão da comunidade acadêmica nos polos do Cederj ao segundo turno, inédito na eleição à Reitoria, foi maior do que à primeira etapa do pleito. Foram depositados 500 votos de 3500 esperados, totalizando 15%. No primeiro turno, no início de setembro, apenas 10% dos alunos dos polos compareceram para votar.
Os dois candidatos a reitor votaram na parte da manhã, acompanhados por seus candidatos a vice e ambos demonstraram estar confiantes. Raul Palácio aposta nas articulações para trazer verbas para a Uenf:
— Nós queremos aproximar a universidade da comunidade externa e aumentar a participação do corpo discente nas decisões referentes à universidade. Vamos dialogar com o estado, a Alerj, Governo Federal e Câmara dos Deputados, para buscar verbas e tornar a universidade mais forte.
Enquanto isso, Carlão Rezende também já planeja uma gestão focada principalmente na graduação:
— Os próximos quatro anos, nós temos muitas atividades relativas a graduação, a extensão, a pós-graduação, mas a graduação é a que vai tomar mais tempo porque, na realidade, a gente tem que se preocupar muito com o processo histórico de evasão que nós temos tido na Universidade — disse. 
Alunos e profissionais da Uenf acompanharam e levaram em consideração, na hora de votar, as propostas apresentadas por cada chapa. 
— Trabalho no laboratório de zootecnia há 20 anos e minhas expectativas são as melhores possíveis, mas estou torcendo pela chapa 11. Temos que esperar o resultado para ver no que vai dar. Minha preferência pela chapa tem vários motivos. Carlão já tem bastante tempo na universidade, eu o conheço há bastante tempo, conheço seu currículo e sei da sua competência. Tem muitas coisas para serem mudadas, mas muitas coisas dependem do Governo do Estado — comentou Claudio Teixeira Lombardi.
A expectativa da servidora Lumena de Andrade também é grande: "Sou servidora técnica há 16 anos, no nível médio. Estou na expectativa da mudança, para que mais verbas entrem na universidade, e espero a regularização do nosso salário, que está defasado em quase 30%, desde 2014. Vamos ver se a nova reitoria vai fazer alguma coisa pela Uenf; mas não podemos nem pedir muito, pois a verba da educação tem sido desviada para outras coisas. Tem que trabalhar mais lá no Rio, precisamos de um pulso mais forte para lidar com esse lado politico", declarou.
A aluna de engenharia econômica Brenda da Cruz Sales, de 22 anos, declarou seu voto. "Eu votei no Raul e na Rosana, pois, pelo resultado que assisti nos debates, ao meu ver, eles estão mais preparados para a universidade, suas propostas são melhores, fora que eu já conheço o Raul. Acho que precisamos, além de investir na universidade, mostrar para fora que a Uenf não está mais em crise. Todos os laboratórios estão em perfeita condições, temos apenas alguns probleminhas, mas está tudo ótimo. O Raul tem um projeto excelente para pegar as crianças de fora e trazê-las aqui para dentro e eu acho isso muito interessante".
No 1º turno, a chapa 10 ficou com 41,70% dos votos, enquanto as demais chapas (11 e 12) empataram, com o percentual de 28,52% cada uma. A eleição teve 1868 votos válidos, sendo 250 votos de docentes, 405 votos de técnicos e 1213 de discentes. Foram contabilizados 10 votos brancos e 26 votos nulos. 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS